MEDICAMENTO

Anvisa libera utilização de Gadovist em crianças com menos de dois anos

Ascom CONTER
05/10/2018
MEDICAMENTO

Substância é utilizada como meio de constraste para exames de ressonância magnética

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução 2.457/2018, aprovou a ampliação do uso do medicamento Gadovist (gadobutrol) para crianças com menos de dois anos, incluindo recém-nascidos que tenham tido uma gestação de pelo menos 37 semanas.

O produto injetável é um contraste extracelular para uso em exame de imagem feito por ressonância magnética, que ajuda no diagnóstico de diversas enfermidades, como doenças neurológicas (Alzheimer e esclerose múltipla, por exemplo), inflamações ou infecções no sistema nervoso, lesões osteomusculares, aneurismas, coágulos nos vasos sanguíneos e tumores. A administração do contraste e a realização do exame devem ser realizados por profissionais da Radiologia devidamente inscritos no sistema CONTER/CRTR.

A segurança e a eficácia do Gadovist foram testadas em estudo clínico conduzido em nove centros de pesquisa espalhados pelo Canadá, Alemanha e os Estados Unidos, com pacientes nascidos a partir de 37 semanas de gestação até dois anos, nos quais não foram identificados nenhum risco. Crianças com mais de dois anos já podiam tomar o contraste antes da resolução. A Bayer S.A. é a detentora do registro do gadobutrol no Brasil.