Reunião - COFEN E CONTER

COFEN e CONTER se reuniram para alinhar melhorias aos profissionais de enfermagem e das técnicas radiológicas.


10/04/2024
Reunião - COFEN E CONTER
Na manhã da última terça-feira (09/04), a diretoria do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) foi recebida pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), iniciando um processo de alinhamento e busca por melhorias para os profissionais das técnicas radiológicas, assim como para os da enfermagem.
 
A reunião, conduzida pela Dra. Heloísa Helena Oliveira da Silva, Chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP/COFEN), contou com a presença da presidente do CONTER, Cassiana Crispim, do Diretor-Tesoureiro Carlos Junior, do assessor jurídico Fernando Dimas, da Supervisora de Fiscalização Luciene do Prado e do presidente do CRTR1 do DF, Ubiratan Gonçalves Ferreira. Durante o encontro, foi discutida a preocupação com o progresso das atividades diárias e a rotina enfrentada pelos profissionais da enfermagem, técnicos e tecnólogos em radiologia, estabelecendo um acordo para trabalhos conjuntos visando avanços em ambas as categorias.
 
Segundo o presidente do CRTR1 do DF, presente na reunião, “através do trabalho conjunto do CONTER e do COFEN, estamos caminhando para evitar prejuízos à classe da radiologia. Essa construção demanda acessos jurídicos e demais caminhos. Mas é importante que os profissionais da radiologia saibam que estamos imbuídos em solucionar todo e qualquer problema que, após essa resolução, eles se sentirão mais confortáveis no exercício do trabalho.” 
 
Durante a reunião, também foi discutida a possibilidade de definição jurídica específica para a atuação competente de cada profissional na radiologia. De acordo com Luciene do Prado, da Supervisora de Fiscalização do CONTER, isso poderá proporcionar mais clareza e segurança jurídica para a prática cotidiana da fiscalização, refletindo as demandas e particularidades da área. “Embora a concretização dependa de outras instâncias, é essencial estarmos cientes desses avanços e prontos para contribuir quando necessário. Vamos continuar acompanhando de perto e nos engajando ativamente em prol do nosso desenvolvimento e da excelência na prestação de serviços de radiologia”, complementa Luciene.
 
O CONTER, em conjunto com outros representantes da área da saúde, está atento para solucionar as demandas da categoria. Esta parceria com o COFEN representa o início de outras ações que estão sendo desenvolvidas para melhorar a situação dos profissionais das técnicas radiológicas.