TECNOLOGIA

Aplicativos facilitam a vida dos profissionais da Radiologia

Jônathas Oliveira/Assessoria de Imprensa do CONTER
25/11/2015
TECNOLOGIA

Antes de surgirem os primeiros cursos de Radiologia no Brasil, os trabalhadores aprendiam na prática e nos livros estrangeiros. Com muitas dificuldades, traduziam grandes obras e aprendiam uns com os outros, no dia a dia de trabalho.

Hoje, a internet se popularizou e a realidade é diferente, existe um leque de possibilidades para aprender e melhorar sua vida profissional com o uso de aplicativos simples e gratuitos.

De acordo com nossos levantamentos, apenas em 2013, foram criados 321 novos softwares de Radiologia para smartphones e tablets, com aplicabilidade para mamografia, anatomia, tomografia, radioterapia, radioproteção e outras especialidades.

Embora exista um universo de aplicativos, poucos ainda são em português. Um deles foi desenvolvido pelos tecnólogos Thiago Rubens e Renata Raquel, o Mamografiapp, que fornece conteúdos sobre posicionamento, anatomia da mama, artefatos, conceitos, dicas de livros e espaços para redes sociais. “O aplicativo foi desenvolvido como um projeto de pesquisa e hoje alcança mais de mil usuários. Atualmente, esses programas são utilizados em Clínicas de Diagnóstico por Imagem, para o acesso dos clientes aos serviços. É um mercado com muitas possibilidades”, explica Thiago.

Além do Mamografiapp, separamos mais alguns aplicativos que vale a pena conferir:

 

> Radiology 2.0 - One Night in the ED: Gratuito, em inglês. Destinado a estudantes de medicina, residentes de radiologia e outros médicos que precisam saber interpretar as imagens. É uma série de casos que permitem aos usuários simular a leitura tomografia computadorizada. Usa pilhas de imagens de tomografia para realmente ensinar o leitor a forma de abordar e interpretar Tomografia Computadorizada. (Apple).

> iRadiology: Gratuito, em inglês. Destinado a ser uma ferramenta de aprendizagem para os estudantes de medicina e residentes, fornece acesso a mais de 500 imagens que demonstram os achados clássicos radiológicos de uma infinidade de anormalidades. Os usuários podem ampliar e percorrer a imagem, a fim de identificar achados relevantes. (Apple).

> RadioFácil: Gratuito, em português. Possui tópicos sobre Estudo e Anatomia, Cintilografia, Tomografia Industrial, Mamografia, Radioterapia, Ressonância Magnética, Hemodinâmica, Aspectos Odontológicos e Radioproteção. (Android).

> Simulador RX Cimas: Gratuito, em português. Trata-se de um simulador que calcula kV, kVp e mAs nos estudos de Raio X. É mais utilizado por estudantes de Radiologia. (Android).

A colaboração entre os profissionais da Radiologia na grande rede, por meio dos aplicativos e das redes sociais, acaba por aprimorar ainda mais a qualidade de trabalho desses profissionais. Para a presidenta do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) Valdelice Teodoro, essa união dos profissionais pela web é uma conquista da categoria, que possui novas formas de se expressar e de adquirir conhecimento. “Sempre que há mobilização conjunta, seja na busca de aperfeiçoamento das técnicas radiológicas ou na luta de direitos trabalhistas, a classe ganha. O CONTER surgiu desse processo de união. Portanto, toda ferramenta que a possibilita é extremamente bem vinda”, defende Valdelice.