TECNÓLOGOS

CONTER baixa resolução que normatiza, claramente, funções específicas dos TNRs

Assessoria de Imprensa
22/05/2012
TECNÓLOGOS

CONTER baixa resolução que institui e normatiza, claramente, funções específicas dos Tecnólogos em Radiologia

 

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) acaba de publicar a Resolução CONTER n.º 02/2012, que institui e normatiza as atribuições, competências e funções específicas do profissional Tecnólogo em Radiologia.

Para ver a Resolução CONTER n.º 02/2012, clique aqui

De acordo com a presidenta do CONTER Valdelice Teodoro, a medida acaba com a insegurança jurídica sobre as áreas de atuação profissional e atende à reivindicação da categoria. “Sabemos das dificuldades que os Tecnólogos já enfrentaram por conta da invasão que existe ao seu mercado profissional. Demos um passo importante para combater essa situação e consolidar os direitos profissionais dessa categoria, que é um grande orgulho representar”, afirma.

A medida reitera que compete exclusivamente ao CONTER normatizar o exercício dos profissionais da radiologia, bem como a aplicação das normas de radioproteção e a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade. 

As normas de radioproteção visam preservar a sociedade que, submetida ao diagnóstico por imagem, não se exponha desnecessariamente a qualquer tipo de radiação, objetivando garantir sua saúde e integridade física, direito fundamental do ser humano que não pode ser relegado a um segundo plano e não pode ser entregue a quem não detenha conhecimento e habilitação necessária.

A resolução é resultado de um trabalho complexo, que exigiu estudo e uma grande articulação com as outras instituições regulamentadoras. “Não fizemos esse trabalho do dia para a noite, temos fundamento legal e científico. Agora, vamos aplicar o marco legal, com a ajuda dos profissionais”, finaliza a presidenta do CONTER.