TECNOLOGIA

Ministério Público do Trabalho lança aplicativo móvel para flagrar irregularidades trabalhistas

Jônathas Oliveira/Assessoria de Imprensa do CONTER
17/06/2015
TECNOLOGIA

Os profissionais das técnicas radiológicas agora possuem uma nova ferramenta para defender os direitos coletivos da classe. O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou um aplicativo, para smartphones e tablets, para flagrar irregularidades trabalhistas.

Atualmente, o aplicativo está disponível apenas para a plataforma móvel Android. A ideia é que, em breve, sejam lançadas versões para iOS e outros sistemas operacionais de dispositivos móveis.

Por meio do app “MPT Pardal”, os profissionais poderão denunciar casos de fraudes no contrato de trabalho, exposição a riscos de acidentes de trabalho ou doenças profissionais, discriminação, atos contra a liberdade sindical, exploração de trabalho infantil e outras questões.

Clique aqui para baixar o aplicativo.

O envio da denúncia por meio do "MPT Pardal" garante o sigilo do denunciante e a automática autuação de processo eletrônico de investigação no Ministério em qualquer uma das 125 unidades do órgão no país. Junto à descrição da irregularidade, o profissional deve anexar uma imagem, vídeo ou som, para que os dados possam ser utilizados como provas.

De toda sorte, qualquer denúncia deve ser comunicada ao Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER). Embora a obrigação da autarquia seja fiscalizar e manter o controle jurisdicional da profissão, para proteger a sociedade da ação de leigos e pessoas sem habilitação, muitas vezes, as questões trabalhistas acabam vindo à tona, recaindo como cobrança sobre a instituição, que não tem personalidade jurídica para defender interesses individuais ou de caráter empregatício.

Resta ao órgão prestar esclarecimentos e orientação jurídica para facilitar, ao máximo, o acesso do profissional à justiça do trabalho. Entenda como ela funciona e reivindique seus direitos aqui.