SUSTO

Peça de avião com material radioativo é encontrada no DF. De acordo com a CNEN, o material foi identificado como Amerício-241

Assessoria de imprensa do CONTER
04/07/2014
SUSTO

No fim da tarde de ontem, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal encontrou uma peça de avião que contém material radioativo em uma chácara, na cidade de Taguatinga, que fica aproximadamente a 30 quilômetros de Brasília.

Por volta das 18 horas, a área foi isolada e foram acionadas a Vigilância Sanitária e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que deslocaram especialistas até o local para fazer a varredura e identificar as possibilidades de contaminação.

O material foi identificado como Amerício-241. Após os estudos químicos realizados, a CNEN concluiu que não há grandes riscos de contaminação e que, também, não há vítimas. “Os técnicos da CNEN fizeram as medições e informaram que o risco de radiação é quase nulo, próximo a zero. A área ficou isolada, mas, a princípio, não apresenta grande perigo”, esclarece o coronel do Corpo de Bombeiros Gilmar dos Reis Lopes.

A área ficou sob a responsabilidade do proprietário da chácara e a CNEN irá retornar ao local hoje pela manhã para recolher e encaminhar o material às autoridades competentes.