REVISTA DA MORTE

Secretário de Justiça do ES é exonerado e CONTER oficia autoridades federais sobre o risco inerente ao uso da radiação ionizante da inspeção dos presídios

Assessoria de imprensa do CONTER
24/01/2014
REVISTA DA MORTE

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, exonerou o secretário de Justiça, Sérgio Alves. Oficialmente, foi alegado que a demissão ocorreu por que o ex-secretário é promotor e teria o desejo de voltar ao Ministério Público. Mas fontes ligadas ao governo garantem que o real motivo da queda foram os desdobramentos da denúncia veiculada no ducumentário Revista da Morte.

Antes disso, a diretora do presídio responsável pela assinatura da portaria que determinava a revista de gestantes com radiação ionizante já havia sido exonerada também.

Embora os responsáveis diretos pelos trágicos acontecimentos que se deram nos presídios de Vila Velha e Viana já tenham pagado pelo erro com o próprio emprego, nada mudou. De acordo com os agentes penitenciários, a inspeção continua da mesma forma, sem os mínimos requisitos de segurança ou discriminação dos grupos de risco. O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) colheu um depoimento estarrecedor de um desses agentes e já encaminhou à justiça.

Preocupado com a situação no restante do país, o CONTER oficiou as autoridades federais para prevenir sobre o uso da radiação ionizante na inspeção de segurança e alertou sobre a importância de ter um profissional qualificado na operação do equipamento.

Para ver a íntegra dos documentos, clique aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui

Além disso, o CONTER encaminhou ofício ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES), com base na lei de acesso à informação, para pedir acesso e cobrar o andamento do processo que foi instaurado para apurar o caso.