RECOMPOSIÇÃO

CONTER apresenta nova composição das Coordenações Nacionais de Fiscalização e de Educação

Ascom CONTER
14/06/2023
RECOMPOSIÇÃO
O 8º Corpo de Conselheiros do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) definiu a nova composição das Coordenações Nacionais de Fiscalização (Conafi) e de Educação (Conae). As equipes têm um papel fundamental na definição de políticas públicas voltadas para a categoria em suas respectivas áreas, na supervisão e proposição de atividades, além de serem órgãos consultivos para a Diretoria Executiva do Conselho nessas frentes fundamentais de atuação. 
 
Atividade-fim
 
A Conafi coordena o trabalho dos agentes fiscais dos Conselho Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs), ou seja, atua fortemente na principal atividade dos Conselhos de Radiologia, que é combater o exercício ilegal da profissão e garantir a integridade física dos pacientes, clientes e trabalhadores expostos à radiação ionizante. Para coordenar a Conafi, o plenário do CONTER indicou o conselheiro Marcos Júnior, do estado de Minas Gerais, mais conhecido como Marcos da Saúde. 
 
“O 8º Corpo de Conselheiros se baseou em critérios técnicos para a indicação das novas equipes das coordenações. O conselheiro Marcos da Saúde tem um histórico de luta pela categoria em sua região, sendo reconhecido pelos profissionais e reeleito no último pleito eleitoral, em 2022. Pesou ainda o fato de ele ter realizado um excelente trabalho à frente da Conafi de 2019 a 2022”, informa a presidente do CONTER, Cassiana Crispim. 
 
“É uma responsabilidade muito grande coordenar a Conafi, equipe à frente da principal atividade de um Conselho, que é combater o exercício ilegal da profissão por meio da fiscalização. De 2019 a 2022, estive nessa função e desenvolvemos um trabalho árduo, aprimorando a atividade fiscalizatória e, consequentemente, alcançando bons índices de fiscalização, mesmo diante dos desafios da pandemia. O objetivo é retomar esse projeto para fortalecer a categoria”, pondera o novo Coordenador da Conafi, Marcos da Saúde.
 
Educação
 
O Decreto nº 9.531/2018 define que uma das atribuições fundamentais do Sistema CONTER/CRTRs é aprimorar a formação profissional, a capacidade técnica e a ética profissional. Para alcançar esse objetivo, o Conselho Nacional tem a Coordenação Nacional de Educação como uma das principais ferramentas de fomento à capacitação, segundo explica o diretor-tesoureiro do CONTER, Carlos Júnior. 
 
“A Conae desempenha a vital atribuição de contribuir com a formação dos trabalhadores da área e investir em educação é uma das prioridades deste corpo de conselheiros. Sabemos que um profissional qualificado tem muito mais chances de se destacar no mercado de trabalho e isso beneficia a categoria como um todo. Queremos resgatar esse espírito de busca pelo conhecimento e a escolha dos novos integrantes da Coordenação de Educação foi pensada neste sentido”, assevera Carlos Junior.
 
“Eu tenho a convicção que a educação é um valor que deve ser defendido e difundido, não só com palavras, mas principalmente com ações concretas por todos do Sistema CONTER/CRTRS. Assim, eu encaro esse desafio de coordenar a Conae como um voto de confiança dos meus colegas Conselheiros, sobretudo pelo compromisso que eu tenho de alcançar resultados concretos. A educação permanente é ferramenta essencial para o bom profissional da Radiologia. Vamos trabalhar para a integração de todos os Regionais nesse objetivo”, afirma Luciano Guedes, Coordenador da Conae e ex-presidente do CONTER.
 
COMPOSIÇÃO
 
Conafi
 
TNR. Marcos Junior (Marcos da Saúde) - Coordenador
 
Membros:
 
TR. Mauro Marcelo Limeira de Souza - 1º Secretário 
TNR. Luciano Guedes - 2º Secretário
 
Membros Suplentes:
 
TR. Tiago Jasper Kreusch
TR. Tarciso Meyra Galvão da Costa
TR. Jeane Fábio Santos  
 
___________________________
 
Conae
 
TR. Luciano Guedes - Coordenador
 
Membros:
 
TR. Taffarel William Tadeu e Silva -1º Secretário 
TR. Renato Moreira da Rocha - 2º Secretário 
 
Membros Suplentes:
 
TNR. Claudio Anderson Rodrigues de Souza
TR. Carmen Regina de Souza Franco
TNR. Marcos Júnior de Oliveira Silva
 
Membros Convidados:
 
Wallison Dutra
Marlei Dourado