PÓS-GRADUAÇÃO

IFSC abre 10 vagas para mestrado em proteção radiológica

Jônathas Oliveira/Assim CONTER
28/10/2016
PÓS-GRADUAÇÃO

Se você é tecnólogo em Radiologia e quer fazer mestrado, fique sabendo que o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu dez vagas de pós-graduação Strictu Sensu em proteção radiológica. Os candidatos aprovados podem seguir duas linhas de pesquisa: proteção radiológica ou tecnologia radiológica, de modo que o curso tem duração de dois anos.  Você pode se inscrever até a próxima quinta-feira (03 de novembro). 

Veja o edital, clique aqui.

A radioproteção pode ser definida como um conjunto de medidas que busca resguardar as pessoas e a sociedade dos efeitos cumulativos e prejudiciais da radiação ionizante, bem como preservar os envolvidos de quaisquer riscos envolvidos decorrente da atividade radiológica.

Diante da importância do tema, neste ano, o CONTER criou a Comissão Nacional de Radioproteção e Dosimetria (CNRD), que trabalha em pesquisas e levantamentos técnicos relacionados à proteção radiológica. Os especialistas abrirão frentes de trabalho para sanar problemas como o excesso de exames preventivos que poderiam ser evitados e até mesmo a falta de controle das doses absorvidas por profissionais e pacientes em todo o país.

Para a presidente do CONTER, Valdelice Teodoro, a oferta dessas vagas para tecnólogos em Radiologia representa o reconhecimento da importante contribuição científica que a categoria pode dar para o país. "Nossos profissionais conhecem a realidade e podem ajudar a desenvolver pesquisas científicas importantes para a saúde pública", assegura.

Confira abaixo o cronograma do Edital de Mestrado do IFSC: