MASSARANDUBA/PB

6º mutirão de fiscalização encontra irregularidades no Hospital e Maternidade Municipal Santa Terezinha

Jônathas Oliveira/Assessoria de Imprensa do CONTER
05/12/2014
MASSARANDUBA/PB

Com diversas irregularidades nas condições de trabalho dos profissionais das técnicas radiológicas, o Hospital e Maternidade Municipal Santa Terezinha, na cidade de Massaranduba (PB), impressionou a equipe do 6º mutirão de fiscalização pelo estado em que se encontrava. O local conta com poucos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e possui diversas infiltrações na sala de Radiologia. As poças de água, embaixo da mesa de comando e das mesas de exame, colocam profissionais e pacientes em risco iminente de curto circuito. E os problemas não acabam por aí.

Responsável pelo roteiro de fiscalização no local por meio de intercâmbio, o fiscal do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Paraná (CRTR 10ª Região) Ariosvaldo Endler detectou também que os resíduos químicos eram jogados diretamente na rede de esgoto (foto), por meio de canos que saíam direto dos tambores. Na ausência de responsável administrativo, as informações foram coletadas graças a um Técnico em Radiologia que trabalha no local, devidamente habilitado pelo CRTR 16ª Região. “O setor está completamente abandonado. O próprio exaustor na câmara escura joga o ar diretamente no banheiro da vigilância sanitária do município”, relata o agente.

Ao sair do estabelecimento, o agente orientou a diretora do hospital sobre todas as irregularidades constadas no Termo de Fiscalização, que acabam por ferir a Portaria ANVISA nº 453/98. O CRTR 16ª Região, inclusive, fará ofício junto ao órgão de saúde para que o setor possa funcionar dentro da normalidade. De acordo com o presidente do Regional, Fontaine Araújo, a fiscalização nos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte atendeu ao anseio de diversos Técnicos e Tecnólogos que clamavam por melhores condições de exercer a profissão. "O método de fiscalização gerou muitos agradecimentos por parte dos profissionais. Nossa ideia é intensificar essa relação entre empregados, empregadores e CRTR para garantir à classe aquilo que nos é de direito", defende Fontaine.

Saiba mais

O 6º mutirão de fiscalização atendeu 782 profissionais, visitou 75 estabelecimentos e traçou quatro roteiros de fiscalização para 17 municípios, nos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, além de registrar 251 notificações e 29 autuações em seu roteiro. A ação do Sistema CONTER/CRTRs e da Coordenadoria Nacional de Fiscalização (CONAFI) constatou que, além das ilegalidades e irregularidades nos estados, existe muita carência de informação profissional sobre o exercício das atividades radiológicas, principalmente nas cidades do interior. Por ser uma fiscalização surpresa, o mutirão conseguiu detectar, com mais precisão, as irregularidades denunciadas pelos profissionais.