HOMENAGEM

Cerimônia grandiosa na Alerj marca os 30 anos do CRTR4

Romário Costa/Ascom CONTER
24/09/2018
HOMENAGEM

Sessão solene em homenagem à categoria contou com a participação em peso da comunidade radiológica fluminense


Na última sexta-feira (21), a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) viveu um momento de celebração. O Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no lendário Palácio Tiradentes, sede do parlamento do estado, recebeu a presença de estudantes, profissionais e representantes da Radiologia em comemoração ao aniversário de 30 anos do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro – CRTR4.
 
Conduzida pelo deputado estadual Carlos Minc, a sessão foi um passeio pela história da Radiologia no estado e no país – o CRTR4 foi instalado logo após a criação Conselho Nacional e está presente desde os primórdios da jornada dos profissionais da Radiologia no Brasil. O deputado destacou a importância do profissional da Radiologia para a saúde pública. “Sem um exame de imagem, um médico não pode dar prosseguimento a determinados tratamentos. Esse profissional tem papel fundamental e deve ser valorizado”.
 
A assembleia homenageou a categoria por meio de 4 personagens ilustres da Radiologia. O presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, Manoel Benedito Viana Santos, foi um dos que recebeu a Monção de Congratulação e Louvor. Além dele, o conselheiro federal suplente Jorge Chermicharo, o técnico em Radiologia Francisco Carlos dos Santos e a auxiliar em Radiologia Givanilda dos Santos receberam a honraria.

 
Em sua fala, Manoel Benedito defendeu que o Sistema CONTER/CRTRs, ao longo dos anos, estabeleceu-se como principal referência da área no Brasil. “Nós somos um órgão de defesa da sociedade e que conseguiu dar ao profissional da Radiologia o reconhecimento que ele é merecedor. Somos fundamentais na saúde pública deste país. Queria dizer que cada um dos profissionais que estão ou estiveram na atuação, aos que estão chegando, aos que estão se formando profissionais da Radiologia, estamos todos de parabéns. Cada um é importante e deu ferramentas para a continuação dessa história que já dura 30 anos”.
 
O diretor-tesoureiro do CONTER, Abel dos Santos, o deputado federal Alessandro Molon; o representante da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) professor Carlos Pelegrino; a assessora jurídica do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Estado do Rio de Janeiro, STARERJ, Maria de Fátima Moura; o vereador de Volta Redonda Paulinho do Raio X e a diretoria executiva do CRTR4 – presidente Marcello Carlos Costa; diretora-tesoureira, Andreia Arruda, e diretor-secretário, Carlos Eduardo Miranda – também prestigiaram a celebração.
 
 
Novos profissionais
 
O evento também foi de boas-vindas a profissionais recém-formados que receberam a identidade profissional e, a partir de agora, podem exercer as técnicas radiológicas. O técnico em Radiologia Daniel da Silva Fonseca, de 24 anos, recebeu a credencial das mãos do diretor-tesoureiro do CONTER, o TR. Abel dos Santos.
 
Daniel declarou que escolheu a profissão por influência da mãe, que também é da área da saúde. “Minha mãe é técnica em enfermagem e sempre me falou sobre o trabalho do técnico em Radiologia e isso me ajudou a escolher meu caminho”, afirma Daniel, que pretende se aprofundar na área e planeja realizar o curso de tecnólogo em Radiologia.

 
Sabrina Regina dos Santos Dias terminou o curso há um ano e escolheu a profissão pela possibilidade de ajudar as pessoas. “Sempre achei bonita a carreira de pessoas que se dedicam ao próximo, isso foi o mais importante para eu escolher a Radiologia”, reflete a profissional de 24 anos, que pretende atuar na área da ressonância magnética e tomografia computadorizada.