GESTÃO

Tecnólogo em Radiologia assume órgão regulador no Ministério da Saúde

Naum Carlos/Ascom CONTER
18/06/2018
GESTÃO


Foi empossado o novo diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, em Brasília. O paranaense Júlio César Ferreira é tecnólogo em radiologia e se formou em 2007 pela Universidade de Cuiabá (Unic). Agora, ele comanda o departamento que é responsável por articular os diálogos entre os diferentes entes federativos (união, estados e municípios) sobre a qualidade de trabalho dos profissionais da saúde pública, bem como a regulação de novas profissões e das que já têm lugar no mercado.

A carreira de Júlio não começou recentemente: ele foi coordenador de radiologia da Secretaria de Saúde de Rondônia e passou o último ano como o coordenador do órgão que dirige hoje. “Foi o acaso que me trouxe para este cargo, pois os tecnólogos ainda lutam pelo reconhecimento legal da profissão e, agora, um deles está à frente do departamento que trata justamente disto”, conta o diretor, que garante que desempenhará o trabalho como gestor, não como um profissional da radiologia. No entanto, ele não descarta a possibilidade de a pauta da regulação ganhar mais força durante sua gestão, o que pode proporcionar um avanço para a sociedade. “Mas tudo na base do diálogo”, assegura. 

Antes de ingressar no ensino superior, Júlio já se aventurava no ramo da radiologia. “Na verdade, é uma coisa passada de mãe para filho. Minha mãe era técnica, aí ela se aposentou e eu ocupei o lugar dela”, brinca o tecnólogo natural de Londrina, que já foi auxiliar e chegou a trabalhar à moda antiga na câmara escura, no processo de revelação de exames. Hoje, Júlio é um os principais personagens nos processos de gestão e regulação do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).

O diretor-secretário do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) Adriano Célio Dias destaca o bom desempenho dos profissionais das técnicas radiológicas de nível superior em diversas áreas do conhecimento. “Conheci o Júlio quando ele trabalhava em Rondônia. Na época, tivemos bons embates, ele como representante do governo e eu, como representante dos profissionais da Radiologia. Temos visto cada vez mais tecnólogas e tecnólogos se destacarem na área da docência, da pesquisa, da supervisão técnica e da gestão. Sempre que identificamos esses profissionais, fazemos questão de mostrar para a categoria saber que é possível chegar lá”, afirma.