EXPECTATIVA

Regulamentação da profissão de tecnólogo pode ser votada a qualquer momento

ASCOM
04/04/2017
EXPECTATIVA

 

A Frente Nacional dos Tecnólogos (FNT), com o apoio do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), está realizando uma campanha ostensiva no Congresso Nacional para que os deputados federais apreciem o PL n.º 2.245/2007, que regulamenta a profissão de tecnólogo.

Depois de enviar um expediente para os 513 parlamentares e conversar pessoalmente com as lideranças, os representantes do movimento indicam que já foram protocolados sete requerimentos na casa, pedindo a inclusão da matéria na ordem do dia para votação.

Veja a tramitação do projeto, clique aqui

Segundo a presidente do CONTER Valdelice Teodoro, se a pressão continuar e os profissionais aderirem ao movimento, o projeto vai ser analisado e aprovado pelos deputados. “É hora de conselhos, sindicatos e associações se unirem para procurar os deputados de cada região e pedir apoio. Falta pouco, estamos em nosso melhor momento, temos que nos mobilizar para que mais parlamentares peçam a inclusão da matéria na ordem do dia”, afirma.

Como a matéria já passou pelas comissões especiais, a FNT e os conselhos federais pedem a análise do projeto em caráter terminativo, pois a falta de reconhecimento legal está prejudicando a fiscalização e dificultando o acesso dos profissionais de nível tecnológico ao mercado de trabalho.

Por meio de resolução, a autarquia federal que fiscaliza a profissão já regulamentou todas as funções, atribuições e competências dos Tecnólogos em Radiologia. Por meio de consulta pública, também já foi definido o perfil profissiográfico do nível tecnológico. Agora, só falta o reconhecimento do Congresso Nacional para esses especialistas terem uma carreira no Sistema Único de Saúde (SUS).