ENCONTRO SUL-SUDESTE

Profusão de conhecimento: último dia de evento mantém alto nível de debates

Naum Carlos/Ascom CONTER
17/11/2018
ENCONTRO SUL-SUDESTE

O último dia do Encontro Sul-Sudeste de Profissionais das Técnicas Radiológicas teve palestras marcantes que passaram por temas como proteção radiológica, reforma da previdência, radiologia forense e industrial. Um dos principais destaques foi a apresentação da dentista Patrícia Fernandes, cujo principal objetivo foi mostrar como os trabalhadores das técnicas radiológicas são essenciais para a saúde bucal da população. “Sem o trabalho de vocês, não diagnosticamos nada”, dirigiu-se ao público presente.

A catarinense é especialista em Radiologia e mantém em seu consultório duas técnicas em Radiologia que, para ela, são fundamentais para o bom andamento do serviço. “Temos pacientes que só nos procuraram por causa do atendimento prestado por essas profissionais”, afirma. A radiologia industrial foi representada pelo Doutor Josilto de Aquino, que mostrou como a área é importante e presente em diversos âmbitos de nossas vidas, como a preservação de alimentos e em serviços de segurança.



Um outro ponto alto do dia foi a palestra do médico radioterapeuta Leonardo Vieira Polli, que tem a consciência da extrema importância das técnicas radiológicas para os tratamentos de radioterapia. “Não adianta eu fazer uma consulta de horas com o paciente, se na hora da terapia ele fica mal posicionado”, argumenta e brinca: “muitas vezes o paciente lembra o nome do técnico mas não o meu”. Leonardo também dedicou parte de sua apresentação para falar da radioterapia IMRT, método em que a radiação é mais direcionada, causando menos danos aos tecidos circunvizinhos ao tumor.  

Para os preocupados com o que vai acontecer com as aposentadorias, o professor Eduardo Koetz deu uma aula sobre legislações trabalhistas e do sistema previdenciário. Dependendo das propostas que tramitam no Congresso Nacional, técnicos e tecnólogos em radiologia podem ter idade mínima para de aposentar, independentemente do número de anos de contribuição. “Para quem está próximo de se aposentar, aconselho agilizar o processo para antes de fevereiro de 2019”, declarou Eduardo.

O professor carioca Luciano Santa Rita começou a apresentação já provocando o público: “Por que os profissionais da Radiologia se ausentam da radioproteção?”. Um dos objetivos da palestra foi demonstrar a abrangência que a área tem: “é grande demais para nos ausentarmos dela”, alerta. As contribuições estrangeiras partiram do professor Eduar H. Cruz, da Colômbia, que se debruçou sobre um dos assuntos que mais despertam curiosidade: a radiologia forense. O mexicano Alejandro Maldonado favoreceu aos presentes com os seus conhecimentos e experiência com PET-CT.