DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

No 8 de março saudamos e reafirmamos a relevância das mulheres profissionais e estudantes das técnicas radiológicas

ASCOM/CONTER
08/03/2023
DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES
 
Nesta data, o CONTER reforça a importância da equidade de gênero no mundo profissional e acadêmico. Como se sabe, sem Marie Curie a Radiologia nada seria.
 
 
Em um país onde a população é composta por 52% de mulheres, a diferença no número de homens e mulheres em cargos de chefia e, ainda assim, a diferença salarial entre gêneros é assustadora. Segundo levantamento realizado pelo CONTER em setembro de 2022, 54% das profissionais inscritas nos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) são mulheres, porém, dentro do Sistema que conta com 17 CRTRs, apenas 6 são presididos pelo gênero feminino. 
 
Para a presidente do CRTR 17 (Maranhão e Piauí), TR. Marly Pereira, “A realidade de ser mulher e presidente do Regional requer um esforço ainda maior pois, muitas vezes, as mulheres são vistas como menos qualificadas para essa posição, tendo que ficar provando que temos as habilidades necessárias para o cargo. Lidar com o sexismo requer coragem e determinação, para manter a calma e ser profissional. Para mim, o cargo é, sem dúvida,um desafio, mas também uma grande oportunidade. É possível mostrar que não há nada que nós mulheres não possamos fazer, e que também podemos ter sucesso nessa posição”.
 
Na foto: TR. Marly Pereira
 
À frente do CRTR 6 (Rio Grande do Sul), representando os profissionais das técnicas radiológicas como presidente, a TNR. Cléia Sequeira conta que a satisfação por representar a independência, emancipação e o empoderamento feminino é imensa:
 
Em um corpo de conselheiros composto em sua maioria por homens, como gestora compreendo a importância dessa  representatividade, para as inúmeras profissionais mulheres. Historicamente, nossos profissionais vêm de um reduto masculino, onde as mulheres, aos poucos, foram inseridas, e embora o mundo  do trabalho - em sua  magnitude, atualmente traga normativas incentivando cada vez mais as mulheres a se engajaram  na profissão, há um  enfrentamento diante das desigualdades, dos preconceitos, nas adversidades naturais como a maternidade, entre outros aspectos pertinentes às mulheres. Para tanto, é necessário a contínua valorização  e conscientização do poder feminino, por toda a sociedade, fortalecendo esse espaço, permanência e atuação”.
 
Na foto: TNR. Cléia Sequeira
 
Por isso, para a próxima eleição do Sistema CONTER/CRTRs, neste ano de 2023, uma das reformulações feitas no Regimento Eleitoral é a reserva de, no mínimo, 30% do número total de vagas aos cargos disputados para mulheres. Entendemos que a presença feminina é essencial para a completude e diversidade em toda sociedade. 
 
No cenário político, as profissionais das técnicas radiológicas pouquíssimas vezes possuíram voz ou vez, sendo representadas por homens. Através da reformulação do Regimento Eleitoral, que reserva 30% do total de vagas para as mulheres, será possível uma reparação histórica, pois será possível fortalecer e estimular a participação das mulheres no espaço de poder e decisão, promovendo e incentivando a formação política e a participação das mulheres para ocupar cargos de liderança política, trazendo maior representatividade nas técnicas radiológicas” - TR. Luciene Marinho - presidente do CRTR 4 (Rio de Janeiro).
 
Na foto: TR. Luciene Marinho
 
Dessa forma, o CONTER deseja e tem por intenção o fomento crescente e permanente da presença de mulheres no âmbito da Radiologia, como gestoras e profissionais de alto desempenho. Também, repudiamos todo tipo de assédio moral, sexual e da violência contra todas as mulheres.