DESCOBERTA CIENTÍFICA

Cientistas chegam ao formato exato da Terra

Laércio Tomaz/Assessoria de Imprensa Foto: ESA/HPF/DLR
01/04/2011
DESCOBERTA CIENTÍFICA

Cientistas chegam ao formato exato da Terra

Sim, o planeta Terra é arredondado. Mas não, ele não é uma esfera perfeita. Os relevos, planícies e encontro de placas tectônicas conferem à superfície terrestre assimetrias e deformações que poucas pessoas conhecem.

Durante dois anos, imagens de satélites da Agência Espacial Europeia (ESA) foram usadas por cientistas para montar a interface da Terra, como se fosse uma espécie de radiografia do globo terrestre. O resultado é um trabalho que permite ver a gravidade do planeta de forma inédita.

Veja o vídeo animado, clique aqui

A animação, que nos deu a imagem mais aproximada possível do lugar onde vivemos, foi divulgada nesta quarta-feira, numa conferência em Munique, na Alemanha. No estudo apresentado pela ESA, a gravidade do planeta não leva em conta a ação de marés e correntes oceânicas.

O protótipo pode ser muito útil aos países para entender as mudanças climáticas, pois serve como referência para medir a movimentação dos aceanos, o nível dos mares, o movimento das geleiras, a sistemáticas dos vulcões e demais catástrofes naturais.