COMPARTILHANDO CONHECIMENTO

CONTER fala a futuros advogados sobre direitos dos profissionais da Radiologia

Ascom CONTER
27/11/2018
COMPARTILHANDO CONHECIMENTO

O presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, e o diretor-tesoureiro, Abel dos Santos, participaram do Seminário de Segurança do Trabalho Aplicado à Radiologia, promovido por estudantes de direito do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), na manhã de hoje (27). Os representantes foram convidados para falar sobre a importância dos direitos especiais que são garantidos aos profissionais que operam aparelhos emissores de radiação ionizante.

Para Manoel Benedito, esse diálogo com os profissionais que serão o poder judiciário no futuro é fundamental. "Observamos muitas decisões judiciais equivocadas devido à falta de conhecimento e empatia com a nossa categoria. Levar essa conscientização aos futuros advogados é um processo necessário". Aos estudantes, o presidente explicou, ainda, o porquê de a Radiologia ser uma área especial e o quão é fundamental se cumprir todas as normativas sobre radioproteção para a garantia da saúde dos trabalhadores e da sociedade.

No seminário, os estudantes fizeram uma passagem pela história da Radiologia, desde a descoberta dos raios X por William Conrad Röntgen, passando pelos grandes acidentes radiológicos, até o cenário atual, com a utilização de aparelhos altamente tecnológicos. Eles ponderaram, contudo, que a radiação ionizante continua a mesma, capaz de entrar no corpo e resultar em problemas de saúde, como o câncer.

Por fim, o diretor-tesoureiro do CONTER explicou aos alunos sobre a importância da atividade do Conselho na defesa da sociedade. "O trabalho do CONTER é o que vai garantir a segurança do público na execução dos procedimentos radiológicos. Existimos para fiscalizar se as pessoas que estão operando esses aparelhos têm qualificação para isso. Sem alguém que tenha o devido conhecimento, ficamos sujeitos a muitos riscos", asseverou.