CÓDIGO DE ÉTICA

CONTER publica Código de Ética e Disciplina dos Empregados o Sistema CONTER/CRTRs

Romário Costa/Ascom CONTER
04/05/2021
CÓDIGO DE ÉTICA

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) aprovou e publicou, no último mês, o Código de Ética e Disciplina dos Empregados do Sistema CONTER/CRTRs. O conjunto de normas é comum em instituições que compõem a Administração Pública, mas, no âmbito dos Conselhos de Radiologia, é um avanço promovido pelo atual corpo de conselheiros do órgão nacional. O texto tem o objetivo tornar mais claras, para a sociedade, quais as condutas éticas esperadas dos colaboradores, além de buscar norteá-los na atuação diária.

Leia o documento na íntegra, aqui

“Este código, realidade em qualquer órgão público sério, e presente também no setor privado, estabelece diretrizes que darão suporte à cultura e melhoram o clima organizacional. A partir dele, todos podem esperar o mesmo tratamento, pois as regras de gestão mostram-se claras, transparentes e são impessoais. Assim, ganha a sociedade, o Sistema e os funcionários, uma vez que atribuições essenciais ao exercício diário do serviço público que prestamos serão praticadas cada vez mais com maior excelência, sem perseguições, direcionamentos ou assédio de qualquer espécie por parte dos envolvidos. Todos aqueles que desempenham as suas atividades de maneira proba e que entendem que a Administração Pública está acima da satisfação de interesses pessoais serão beneficiados com esta nova norma”, esclarece o presidente do CONTER, Luciano Guedes.

Para o Leomar Luis Lavratti, advogado e funcionário do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio Grande do Sul (CRTR6), o código reflete uma evolução. “A iniciativa representa um marco para os empregados dos Conselhos de Radiologia que beneficiará também os profissionais das técnicas radiológicas, público o qual o nosso trabalho é dedicado”, pondera o colaborador. “É um texto que foi estudado e possui embasamento, o que o torna uma ferramenta importante, um referencial sobre o nosso trabalho, que nos dá clareza e segurança sobre como devemos agir em diversas situações”, finaliza.

O diretor-presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de Minas Gerais (CRTR3), Luciano Monteiro, informa que o Código está alinhado com os princípios da Administração Pública e reforça, no âmbito do Sistema CONTER/CRTRs, as responsabilidades de um agente público perante a sociedade. “Os direitos e deveres desses trabalhadores se tornam mais claros, o que é uma necessidade de qualquer órgão”, afirma. O presidente Regional complementa ao dizer que é parte do seu dever como gestor esclarecer aos empregados a importância do documento. “Trata-se de um conjunto normativo praxe, que beneficia a comunidade radiológica e aqueles que trabalham pela classe”, explica.

O Código de Ética e Disciplina é baseado em princípios e regramentos legais que norteiam a Administração Pública e aplica-se a todos os empregados dos Conselhos Nacional e Regionais de Técnicos em Radiologia.