CIÊNCIA

Pesquisadores descobrem novas glândulas salivares no crânio humano

Jônathas Oliveira/Ascom CONTER
23/10/2020
CIÊNCIA
Um estudo holandês recém publicado no periódico científico Radiotherapy and Oncology trouxe uma importante descoberta a ser considerada pelos profissionais das técnicas radiológicas que atuam na área de Radioterapia: a descoberta de um novo órgão, situado na base do crânio. Clique aqui e confira o artigo na íntegra (em inglês).
 
Nomeadas como glândulas tubárias, os médicos Wouter Vogel e Matthijs Valstar investigavam os efeitos colaterais que a radioterapia poderia causar na cabeça e no pescoço. Eles utilizaram um marcador que destaca as glândulas salivares para protegê-las da radiação.
 
A partir daí, o processo de PET-CT utilizado pelos pesquisadores detectou a iluminação dos pares de glândulas salivares, até então desconhecidos pela ciência humana. Após a verificação de 100 pacientes e cadáveres, eles confirmaram a presença do órgão, próximo à faringe.
 
De acordo com os pesquisadores, a função exata das glândulas tubárias ainda requer mais estudos. Entretanto, levanta-se a hipótese de que o órgão seja responsável pela lubrificação da boca e deglutição. Os médicos responsáveis pelo estudo esperam que a descoberta auxilie no aprimoramento do tratamento de câncer.
 

SAIBA MAIS