BALANÇO

Sucesso do Encontro Sul-Sudeste impulsiona congresso das regiões Norte-Nordeste

Naum Carlos e Romário Costa/Ascom CONTER
21/11/2018
BALANÇO

Entre 15 e 17 de novembro aconteceu o 6º Encontro de Tecnologia Radiológica, 14º Intercâmbio Internacional e 1º Encontro Sul-Sudeste dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, no Centro de Convenções de Florianópolis, em Santa Catarina. O evento, que tinha a intenção de reunir a comunidade radiológica dos estados do Sul e Sudeste, superou as expectativas e atraiu mais de 900 pessoas, entre congressistas e convidados, que vieram das diversas regiões do Brasil e de países vizinhos. A programação do evento contou com 10 palestras internacionais, 22 nacionais e 7 minicursos que abordaram as diversas áreas, como a Radiologia Forense, Radioterapia, Radioproteção e a Radiologia Industrial.

O Encontro foi uma realização da Associação dos Técnicos e Tecnólogos em Radiologia do Oeste e Sudoeste do Paraná (Asstrospar), do Comitê de Radiólogos de las Tres Fronteras (Paraguai) e dos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) das regiões Sul e Sudeste.


A programação reservou espaço para homenagens a profissionais pioneiros não só pelas suas carreiras de sucesso, mas também pela solidariedade de compartilhar com os pares aquilo que só o tempo pode trazer: experiência. Um dos destaques foi o professor Wilmar Torrano, de Campinas/SP, ativo há mais de 50 anos na Radiologia, e que se emocionou com os discursos partidos de alunos, colegas e familiares presentes.

Médicos, dentistas, veterinários, físicos: outras categorias se fizeram presentes

Para a presidente da Comissão Organizadora do Encontro, Vanderleia da Silva, todos os objetivos foram alcançados. "A expectativa foi superada. Foi muito além de uma reunião das regiões Sul e Sudeste. Ficamos muito felizes em receber pessoas do país inteiro e também de outros países. O encontro foi dos estudantes, profissionais, pesquisadores, todos com o mesmo objetivo: absorver conhecimento”, comemora.

Vanderleia enaltece, ainda, a participação de outras categorias, que vieram ao evento reafirmar a importância dos profissionais da Radiologia para a saúde pública. “Fazemos parte de uma equipe multiprofissional. Então, muito me alegrou contar com a participação de médicos, odontólogos, físicos e veterinários, todos motivados a defender a importância dos técnicos e tecnólogos em Radiologia. Acreditamos que alcançamos a verdadeira definição de intercâmbio de ideias. Estamos muito satisfeitos", finaliza.



O diretor-presidente do CONTER, Tr. Manoel Benedito Viana Santos, avaliou o Encontro como uma experiência exitosa no esteio da valorização da categoria. “É impossível querermos ser respeitados se não apreciamos o grande trabalho que os nossos profissionais realizam, bem como as produções científicas que têm o papel de iluminar o futuro da nossa profissão, e o Encontro conseguiu reunir estudantes, técnicos, tecnólogos, docentes e até trabalhadores de outras áreas para falarmos da importância da Radiologia”, avalia.

Produção Científica

Além das apresentações conduzidas por nomes de peso, o evento também serviu como plataforma de incentivo à produção científica. A Comissão Organizadora recebeu pesquisas do país inteiro e 40 trabalhos foram selecionados e expostos no local. Dentre eles, a Coordenação Nacional de Educação do CONTER selecionou os 10 melhores que deverão ser publicados na revista científica Curie&Röntgen. Os temas “Avaliação da dose de radiação ionizante ambiental emitida por escâner corporal”; “Habilitação profissional para escâneres corporais em presídios: quem vai operar?”; e “O risco do uso da radiação: estudo de acidentes radiológicos na área industrial” foram os três trabalhos mais bem avaliados



Salvador é escolhida para sediar o Encontro Norte-Nordeste em 2020

Impulsionado pelo sucesso do evento das regiões Sul e Sudeste, foi anunciado o III Encontro Norte-Nordeste de Profissionais das Técnicas Radiológicas. O congresso pretende mobilizar a comunidade radiológica das regiões e irá acontecer na acolhedora capital da Bahia, Salvador, em 2020. Os Conselhos Regionais dos estados do Norte e Nordeste levarão à frente o evento.

A presidente do CRTR da Bahia (CRTR8), Maria do Amparo Rodrigues de Sousa, comemorou a escolha, sobretudo, por a cidade ser carente de eventos desse porte. “Estamos muito felizes. Foi um momento único quando anunciaram a Bahia como sede do Encontro Norte-Nordeste. Essa escolha deve ser comemorada por todos nós como um reconhecimento do trabalho realizado no regional, com tanto esforço e dedicação”, afirmou.