#ATENÇÃOPELAVIDA

Movimento Maio Amarelo: Nós enxergamos além dos acidentes

Jônathas Oliveira/Assim CONTER
16/05/2016
#ATENÇÃOPELAVIDA

Pacientes com múltiplas lesões, fraturas expostas e, na pior das hipóteses, quadros irreversíveis. Os técnicos e tecnólogos em Radiologia que atuam na área hospitalar lidam diariamente com as consequências de um trânsito cada vez mais agressivo e que origina vítimas dia após dia.

Os números preocupam: de acordo com levantamento do DATASUS, foram constatados 43.075 óbitos e 201.000 feridos hospitalizados em 2014. Portanto, o Movimento Maio Amarelo surge para que você não se torne um paciente e preserve não só a própria vida, mas também a de outras pessoas.

O técnico em Radiologia Iago Brito, por exemplo, interagiu com a gente nas redes sociais e relatou que chega a atender cerca de 10 pacientes por plantão. “A maioria dos acidentes são de moto. Os mais graves são os que envolvem muitas pessoas, com colisão de carros. Quando é assim, o setor de Radiologia fica lotado”, explica o profissional.

Para a presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Valdelice Teodoro, o Movimento Maio Amarelo anda lado a lado com a postura de cuidado e prevenção que os profissionais das técnicas Radiológicas têm por seus pacientes. “Os números que o Ministério da Saúde fornece à sociedade são alarmantes. Conscientizar a população é o caminho para revertermos o trânsito violento no qual estamos inseridos. É a vida humana que está em jogo”, frisa a diretora do órgão.

Para não se tornar um paciente, tenha atenção no trânsito!
#AtençãoPelaVida