RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Campo magnético de máquina acionou arma de advogado que faleceu após ser baleado

G1, com adaptações
08/02/2023
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Leandro Mathias ficou internado no Hospital São Luiz desde o dia 16 de janeiro, mas morreu nesta segunda-feira (6). Ele foi atingido na barriga pela pistola que carregava enquanto acompanhava mãe em exame em SP.

Aparelhos de ressonância possuem regras rígidas que precisam ser seguidas à risca por atrair objetos metálicos. Há riscos de acidentes fatais, como o caso do advogado Leandro Mathias, de 40 anos. Ele estava internado desde o dia 16 de janeiro. A morte foi confirmada pela Secretaria da Segurança Pública. A polícia investiga o caso e aguarda o resultado dos laudos.

De acordo com a polícia, Leandro tinha autorização para portar a arma e entrou na sala do exame com uma pistola 9 milímetros, pente extra e 30 munições. O disparo foi registrado no laboratório particular Cura, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no Jardim Paulista.

Logo que a máquina começou a funcionar, ela puxou a arma como se fosse um imã. Assim que a pistola bateu no aparelho, houve o disparo e Leandro foi atingido na barriga. Por pouco, o tiro não atingiu funcionários.

O laboratório informou que, antes de entrar no local, Leandro assinou um termo em que concordou com as orientações para acessar a área. Por ser um local com campo magnético, é necessária a retirada de objetos metálicos, mesmo como acompanhante.

“Estava tudo escrito e esclarecido, tanto é que ele guardou todos os objetos no armário e, infelizmente, o único objeto que ele não guardou foi a arma de fogo que ele portava”, contou diretor-médico do laboratório Cura, César Penteado.

As principais preocupações - no preparo de um paciente e de recepcionar acompanhantes - para um exame de RM são: pesquisar as contra-indicações; explicar o exame (para reduzir a ansiedade), assegurar o conforto do paciente e remover todos os objetos metálicos.

Isso porque, por funcionar através de pulsos de radiofrequência, o equipamento atua como um ímã no corpo das pessoas e em qualquer outro item. Portanto, quaisquer objetos ou substâncias que contenham metal, como piercings, tatuagens com tinta metálica e aparelho nos dentes, acabam por interagir diretamente com o equipamento.