MENINAS E MULHERES NA CIÊNCIA

CONTER celebra a data fortalecendo e incentivando a presença feminina na Ciência

ASCOM/CONTER
11/02/2023
MENINAS E MULHERES NA CIÊNCIA

Instituída em 2015, pela ONU, a data reforça a importância da presença de mulheres e o incentivo às meninas na ciência.

Em 2022, em seu discurso sobre o tema, o secretário-geral da ONU, António Guterres, sinalizou que “Esta desigualdade está privando o nosso mundo de enormes talentos e de inovação que estão por explorar. Precisamos das perspectivas das mulheres para garantir que a ciência e a tecnologia funcionam para todos [...] Devemos garantir que elas tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem e de trabalho em condições de igualdade."

Segundo levantamento de dados realizado pelo Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) no último ano, 54% das profissionais inscritas nos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) são mulheres e 56% das funcionárias do Sistema CONTER/CRTRs são do gênero feminino. 

Veja, a seguir, a entrevista com a presidente do CONTER, TR. Silvia Karina Lopes, sobre a relevância das mulheres no mundo científico radiológico:

 

CONTER: Para você, como o estudo pode promover a mudança na vida de meninas e mulheres?

TR. Silvia Karina Lopes: A busca pelo conhecimento nos propicia a posição de agentes transformadores de realidades, tanto da nossa individual quanto da comunidade. Para nós, mulheres, essa trajetória pode abrir caminhos para uma mudança pessoal, socioeconômica, política e impulsora dos nossos sonhos, dos sonhos das que estão ao nosso lado e das que estão por vir.

CONTER: Quais são os impactos dos estudos na área das técnicas radiológicas na sua vida?

TR. Silvia Karina Lopes: A Radiologia me possibilitou ajudar a cuidar da saúde do meu povo, do Norte e de todo o Brasil. Hoje, tenho a certeza de que há 23 anos fiz a escolha por uma profissão muito digna e maravilhosa.

CONTER: Você acredita que o seu conhecimento - e o de outras estudantes e profissionais, pode impactar a vida de outras meninas e mulheres, a fim de incentivá-las ao estudo?

TR. Silvia Karina Lopes: Acredito que juntas, nós mulheres podemos consolidar nossa relevância para o mundo científico. Não são poucos nossos avanços na área, desde Marie Curie - que é a nossa grande inspiração e matrona, temos transformado o mundo com nosso conhecimento, estudo e pesquisa, além do fazer prático. Hoje, contamos com uma grande referência feminina para a ciência à frente do nosso Ministério da Saúde. Nesse contexto, a Radiologia - numa perspectiva de pesquisa e extensão, tem grandes oportunidades de estar presente nesse tempo promissor. Estamos trabalhando fortemente para termos maior alcance, por meio da educação continuada, que sempre será nosso maior trunfo.

CONTER: Por fim, para você, qual é a importância da presença de meninas e mulheres na Radiologia?

TR. Silvia Karina Lopes: Somos imprescindíveis para a Radiologia e para a ciência em geral, aliás, somos determinantes para os avanços da área pois estamos em todas as modalidades, desde a sala de exames, passando pela gestão e alcançando a ciência, somos 54% dos profissionais inscritos no Sistema CONTER/CRTRs, e queremos subir este percentual! Tenho a certeza de que estaremos muito bem representadas no pleito eleitoral que está em curso e vamos fazer a diferença no Sistema, as expectativas não poderiam ser melhores.

Mulheres para inspirar: O livro “Histórias para inspirar futuras cientistas”, da Fiocruz, conta de forma didática, histórias de cientistas brasileiras que fazem a diferença todos os dias! 

Clique aqui e acesse o livro gratuitamente