BALANÇO

Fiscalização avança em 2022 e alcança mais de 33 mil profissionais

Romário Costa/Ascom CONTER
09/02/2023
BALANÇO

No último ano, agentes fiscais passaram por 8.101 estabelecimentos, em 2.215 municípios fiscalizados. Números são superiores aos de 2021

A Coordenação Nacional de Fiscalização (Conafi) concluiu e apresenta o balanço anual de fiscalização do Sistema CONTER/CRTRs do ano de 2022. As equipes de fiscalização abrangeram 8.101 estabelecimentos, em 2.215 municípios. No total, 33.042 trabalhadores da Radiologia foram alcançados pelos agentes fiscais do Sistema. As inspeções, que desde de 2020 ocorriam remotamente, com o abrandamento da pandemia, voltaram a ser presenciais, o que garante maior acurácia nos trabalhos.

A presidenta do CONTER, TR. Silvia Karina Lopes, salienta a importância do resultado. “A pandemia impactou não apenas o CONTER, mas todos os conselhos da área da saúde, que tiveram de encontrar caminhos para seguir com a missão de proteger a sociedade em meio a todas as restrições. As atividades foram mantidas em níveis satisfatórios. É uma conquista!”, avalia.

“O ano de 2023 marca o retorno à normalidade das nossas ações após o período conturbado da pandemia. Além de todos os agentes fiscais em campo novamente, teremos um cronograma de capacitação voltado para as equipes, a exemplo do Encontro Nacional de Fiscalização que acontece entre os próximos dias 14 a 16 de março”, adianta Vanderleia da Silva, presidenta da Conafi. “As expectativas são as melhores para coibir exercício ilegal da nossa profissão e proteger a sociedade de pessoas leigas nas práticas radiológicas”, finaliza.

Linha de Frente

Os agentes fiscais Jaqueline Mesquita da Silva e Alyn Ricardo Dias conduzem os atos fiscalizatórios no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 16ª Região, que abrange os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte (CRTR16). Juntos, eles percorreram 101 municípios no ano passado e dobraram o número de profissionais alcançados no ano anterior. Em 2022, foram 1.668 trabalhadores atingidos pela fiscalização daquela jurisdição, contra 804 de 2021.

O presidente do CRTR16, Fontaine Araújo, vê o resultado como consequência de um trabalho integrado de todos os setores do Conselho Regional. “A fiscalização é a nossa atividade central e detém o posto de prioridade maior do órgão. Com a possibilidade de retomar os trabalhos plenamente, concentramos esforços para alavancar o processo fiscalizatório e os frutos são naturais e satisfatórios”, pondera o gestor.

Veja as informações detalhadas por Conselho Regional:

Informações adicionais sobre a tabela:

- Os dados são referentes aos relatórios enviados à Conafi dentro do prazo estipualdo pela Coordenação.
- Os CRTRs da 5ª, 8ª, 9ª, 15ª e 17ª Regiões não enviaram no prazo as informações referentes a 1 (um) trimestre;
- O CRTR da 19ª Região não apresentou os dados de 2 (dois) trimestres do ano;
- O CRTR da 2º Região não apresentou os dados no prazo.