CONTER realiza mutirão de fiscalização no DF e divulga resultados da Etapa I da ação.
No último mês, o CONTER e o CRTR-DF realizaram um mutirão de fiscalização em 14 Regiões Administrativas do DF. Foram vistoriados 133 estabelecimentos e emitidas 481 notificações a pessoas físicas e jurídicas.
A ação tem como foco garantir a segurança dos serviços de Radiologia prestados à população. Durante as inspeções, foram identificadas irregularidades como a ausência de SATR, além da realização de exames de imagem por comando remoto, com a participação de pessoas não habilitadas legalmente nas etapas presenciais dos procedimentos — como o posicionamento de equipamentos e pacientes. Essa conduta configura possível exercício ilegal da profissão e representa risco à sociedade.
Também foram apuradas denúncias via Ouvidoria, com respostas rápidas às demandas sociais. A fiscalização contou com a Supervisora Fiscal do CONTER: TNR. Luciene Maria do Prado-Responsável pela Coordenação durante execução e a atuação dos fiscais técnicos em radiologia Gabriel dos Santos (CRTR 4ª Região) e Danillo Santana (CRTR 4ª Região), além da tecnóloga em radiologia fiscal Célia Lima ( CRTR 6ª Região), que destacou o valor do trabalho conjunto entre os regionais.
A prática de permitir a atuação presencial de pessoas não habilitadas nos exames por comando remoto fere a legislação (Lei 7.394/85 e Decreto 92.790/86). Os casos serão analisados e encaminhados aos órgãos competentes.
O Sistema CONTER/CRTRs segue atuando de forma articulada para fortalecer a fiscalização e garantir serviços éticos, seguros e de qualidade para toda a sociedade.