XIV Encontro do Sistema CONTER/CRTRs

Ocorreu nos dias 20 a 24 de maio, em Brasília o XIV Encontro do Sistema CONTER/CRTRs, reunindo fiscais, presidentes das COREFIs e as Diretorias dos Conselhos Regionais.

A iniciativa teve como foco o diálogo e a capacitação das equipes de fiscalização e diretorias dos Regionais, buscando alinhar procedimentos e reforçar a atuação do Sistema CONTER/CRTRs.

De 20 a 22, foi o Encontro de Fiscalização e na quinta-feira, foi o “Encontrão”, com presidentes das COREFIs, fiscais e presidentes dos Regionais. Discussões sobre temas como prática e resultados, atribuições de fiscais e gestores, casos de sucesso na Radiologia Forense e os desafios enfrentados na profissão. A diretoria em conjunto com a CONAFI premiou os lideres de equipe dos regionais da 3ª e 14ª Região com troféus e medalhas, pela vitória em uma dinâmica em grupo com outro regionais, proposta durante o evento, com foco em temas relacionados à fiscalização. O presidente do CONTER, Carlos da Silva, compartilhou suas percepções e expectativas com o público presente.

Já na sexta-feira e neste sábado, foi a vez das diretorias executivas dos CRTRs, que se reuniram com seus presidentes para dialogar sobre temas pertinentes ao Sistema CONTER e suas atribuições.

Ao longo desses últimos dias, palestras enriquecedoras, como a do Procurador Dr. Gustavo Rizzo, do MPT; Tiago Fonseca, Auditor do TCU, com dicas para tornar a fiscalização mais proativa; e Zilamar Fernandes, representante do FCFAS, que abordou desafios e estratégias no âmbito interconselhos.

Também participaram como palestrantes a Diretora-Secretária Cassiana Crispim, com orientações sobre ferramentas para uma boa gestão; e o Diretor-Tesoureiro Carlos Júnior, que apresentou uma visão panorâmica das ações do CONTER em sua exposição “360 graus”.

Outros temas abordados ao longo do encontro incluíram: tramitação do PL 3661/2012, comunicação assertiva na liderança, além da história da CONAFI e da CONAE.

O evento de 2025 foi um marco de integração, formação e fortalecimento institucional, reafirmando o papel da fiscalização e da gestão como instrumentos para o avanço da profissão das técnicas radiológicas no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima