No último mês, a CONAFI realizou o Mutirão de Fiscalização na 15ª Região de Pernambuco. O objetivo da ação foi assegurar que os serviços prestados nas unidades de saúde estivessem em conformidade com as normas do exercício profissional, garantindo a qualidade do atendimento e a segurança dos serviços. Além disso, buscou identificar irregularidades significativas, como a falta de Supervisores Técnicos de Radiologia (SATR) e desatualizações nos registros profissionais, situações que podem comprometer a prática da profissão.
Os fiscais elaboraram relatórios detalhados sobre as fiscalizações realizadas, incluindo notificações e irregularidades encontradas.
O CONTER como órgão supervisor da ética profissional, também desempenha o papel de supervisionar os CRTRs como fiscalizador do exercício da profissão, conforme o Art. 13 do Decreto 92.790/86. Ele é responsável por normatizar as atividades dos CRTRs e garantir que as diretrizes e regulamentos sejam seguidos uniformemente em todas as regiões.
A coordenação das atividades é uma atribuição do setor de supervisão de fiscalização e da CONAFI coordenação do CONTER, que planeja e colabora nos mutirões de fiscalização como o realizado na 15ª Região. A decisão de realizar a operação é tomada em reuniões entre a Diretoria Executiva do CONTER e CONAFI, onde são definidas as estratégias e a logística das ações.
Além disso, o CONTER fornece orientações e diretrizes para os fiscais, por meio de ofícios específicos que detalham os procedimentos a serem seguidos. A comunicação entre os conselhos e os profissionais da área é constantemente promovida, com o CONTER se colocando à disposição para esclarecer dúvidas e oferecer suporte adicional.