TRANSPARÊNCIA

Justiça consolida segurança das Eleições CONTER

Assessoria de Imprensa do CONTER
10/05/2017
TRANSPARÊNCIA

Profissionais participam de auditoria interna e tiram dúvidas sobre a segurança na votação

Na última semana, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) saiu vitorioso de dois processos que visavam a anulação do processo eleitoral. Nos dois mandados de segurança, a justiça negou a liminar e cria jurisprudência contra tentativas de tumulto e instabilidade durante o período eleitoral. Para conferir as decisões, clique aqui e digite os seguintes números:

> Processo 1008338-04.2016.4.01.3400;

> Processo 1000431-41.2017.4.01.3400;

Vale destacar que, entre os dias 3 e 5 de maio de 2017, nos termos do Regimento Eleitoral, a empresa responsável pelo processo eleitoral (Scytl) abriu as suas portas em Brasília/DF a todos os candidatos e terceiros juridicamente interessados para mostrar os mecanismos de segurança e auditoria do sistema de votação do site www.votaradiologia.org.br.

Entretanto, somente os candidatos Jaime Ferreira Câmara e Idelma Aparecida, que concorrem à vaga para o novo Corpo de Conselheiros do CONTER pelo CRTR 9º Região (GO/TO), agendaram visita. Eles puderam tirar dúvidas sobre a condução do processo eleitoral de forma transparente e esclarecedora.

A eleição tem tecnologia avançada e criptografada, de modo que não existe possibilidade de interferência humana. Todos os eleitores poderão imprimir e salvar o comprovante do voto para verificação pessoal e o resultado será anunciado em tempo real. Clique aqui e veja 10 motivos para confiar no sistema de segurança das Eleições CONTER.

A Comissão Eleitoral alerta aos profissionais que votem com consciência e não aceitem imposição de terceiros, (prática conhecida como “voto de cabresto”). O voto sigiloso é inviolável, intransferível e secreto, de modo que não há como identificar a escolha do eleitor.

Essa eleição é um grande passo para a categoria. Não podemos perder a chance de fazer essa grande discussão nacional e dar sustentação aos grandes desafios que temos pela frente.

Boa eleição a todos!