TRABALHO E PREVIDÊNCIA

“Reformas do governo causam depressão em trabalhadores da saúde”, afirma CNS

ASCOM
02/04/2017
TRABALHO E PREVIDÊNCIA

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai realizar uma manifestação na Rodoviária de Brasília na próxima sexta-feira (7), das 9h ao meio-dia, contra as reformas trabalhista e da previdência. O ato será realizado no Dia Mundial da Saúde, para sensibilizar as pessoas sobre a relação entre a retirada de direitos sociais e o avanço da depressão entre os trabalhadores - que é tema da campanha anual da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017.

Se você é profissional da Radiologia e mora em Brasília/DF, participe

Segundo o presidente do CNS Ronald Ferreira dos Santos, retirar direitos dos cidadãos é um curto caminho para o surgimento ou agravamento de doenças relacionadas ao emocional de cada ser. “Quando se perde benefícios conquistados há décadas e se encara uma nova realidade cheia de incertezas, a tendência é que o trabalhador e a trabalhadora entrem em um quadro psíquico perigoso, o da depressão”.

Para a presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) Valdelice Teodoro, insistir em reformas que retiram direitos vai condenar milhares de trabalhadores à morte, por falta de meios de subsistência. “Imaginem um Técnico em Radiologia obrigado a contribuir por 49 anos para se aposentar? Isso é impraticável, pois a idade mínima proposta para aposentadoria chega a superar a expectativa de vida em várias regiões brasileiras. Isso é um genocídio contra a população”.

Mas você deve estar se perguntando: mas o que a depressão e essas reformas têm a ver com o SUS? A resposta é simples. Se o trabalhador perde os seus direitos e entra em um quadro depressivo derivado dessa perda de direitos, ele sobrecarregará o SUS, que já se encontra subfinanciado e não poderá oferecer o tratamento adequado. O ciclo é esse: trabalhador e trabalhadora perdem direitos, entram em depressão, procura o SUS e não conseguem atendimento, devido ao subfinanciamento.