SETOR INDUSTRIAL

Carros, navios e dutos também fazem diagnóstico por imagem. Entenda

Larrisa Lins, com informações da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção - Abendi
18/09/2018
SETOR INDUSTRIAL


Diagnóstico por imagem é um termo bastante conhecido pela maioria da população. Esse tipo de procedimento, na área médica, é popularmente chamado pelos pacientes de exame de raios X. Mas, você sabia que também existe uma espécie de diagnóstico por imagem na área da indústria? Pois é, são os Ensaios Não Destrutivos – ENDs (Nondestructive Testing –NDT, em inglês).

Segundo a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), ENDs são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção na área da indústria. Os END estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos e são amplamente utilizados nos setores de petróleo/petroquímico, químico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico e de papel e celulose, entre outros.

As principais técnicas de Ensaios Não Destrutivos (END) são:
a) Correntes Parasitas
b) Emissão Acústica
c) Radiografia, Radioscopia e Gamagrafia
d) Ensaio Visual
e) Estanqueidade
f) Líquido Penetrante
g)Partículas Magnéticas
h) Ultrassom
i) Termografia

O ensaio é não destrutivo justamente por que permite investigar o interior de peças ou de grandes estruturas sem a necessidade de violar o conteúdo. Além de garantir a segurança dos produtos e serviços, esse tipo de aplicação significa economia e eficiência para o país. “Imagine uma plataforma de petróleo, com centenas de tubulações gigantes. Com o tempo, alguns problemas acontecem e reduzem a produtividade da estrutura, levando até ao risco de vazamento no mar. Imagine que, por meio de radiografias, você pode analisar toda a planta e identificar exatamente onde estão os eventuais problemas, para corrigi-los sem a necessidade de tirar um parafuso do lugar”, destaca o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Manoel Benedito Viana Santos.  

O técnico e especialista em radiologia industrial João Carlos Videira defende os ENDs não só para a garantia da segurança da população, mas também acredita no potencial econômico da especialidade. “A segurança dos ativos industriais necessita dos ENDs para que as estruturas metálicas, as de construções civis, automotivas, plantas industriais ou um simples botijão de gás que temos em casa estejam inspecionados e atendam às exigências de projeto, garantindo a segurança para usufruto da sociedade”, afirma.

Os ensaios de radiografia, radioscopia e gamagrafia, que são amplamente utilizados na inspeção de soldas, materiais fundidos e forjados, exigem que o profissional adequada, registro profissional e possua certificação para o desempenho de cada função. “Não é uma área que admite amadores. Quem quiser atuar no setor industrial vai ter que estudar bem a matéria, escolher um caminho e seguir por ele até se tornar especialista. Antes de escolher um segmento, é importante fazer uma pesquisa de mercado para ver se existe demanda onde você mora. Se existir, vai ter oportunidade de formação”, finaliza Manoel Benedito.