SEGURANÇA NACIONAL

CRTR de Santa Catarina fiscaliza escâneres na fronteira com a Argentina

Romário Costa/Ascom CONTER
23/01/2018
SEGURANÇA NACIONAL

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de Santa Catarina (CRTR 11ª Região) realizou operação no serviço de inspeção da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, fronteira com Bernardo de Irigoyen (Argentina).

Segundo o fiscal Tiago Jasper, a fiscalização transcorreu sem nenhum obstáculo. Durante o trabalho, o agente foi acompanhado por representantes da Receita Federal e da empresa VMI Sistemas de Segurança, responsável pelo serviço de operação do escâner de cargas.

Para Jasper, a compreensão das instituições públicas de segurança sobre a importância do trabalho do profissional da Radiologia e do conselho de fiscalização é fundamental para que os serviços prestados pelo estado sejam eficientes.

“A Receita Federal tem que, ao mesmo tempo, garantir a segurança e permitir a fluidez do comércio exterior. Nesse processo de combate às práticas ilegais, o profissional da Radiologia tem papel fundamental, pois é ele quem domina a tecnologia que garante segurança no controle de tudo que entra e sai do país por meio das alfândegas”, defende o fiscal.

Na operação, não foi constatado exercício ilegal da profissão, porém, os dois técnicos em Radiologia do local estão inscritos nos CRTRs do Rio Grande do Sul e do Paraná. Como a repartição fica no território de Santa Catarina, os profissionais foram notificados para, em um prazo de 15 dias, transferirem o registro para o estado ou requererem inscrição secundária.