REUNIÃO PLENÁRIA

CONTER encerra primeira plenária por videoconferência com saldo positivo

Ascom CONTER
30/04/2020
REUNIÃO PLENÁRIA

Aconteceu ontem e hoje (30) a primeira reunião plenária da história do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER). O 7º Corpo de Conselheiros se reuniu virtualmente para deliberar sobre pautas de interesse dos profissionais das técnicas radiológicas.

O decano da instituição, o conselheiro Abel do Santos, aprovou a iniciativa. “É fundamental adaptarmos os nossos trabalhos ao momento que estamos vivendo, porque o Sistema CONTER/CRTRs não pode parar. Parabenizo a diretoria por ter viabilizado o encontro”, afirmou o representante do estado do Paraná.

Fruto dos debates, o plenário deliberou que CONTER deverá reiterar o compromisso dos Conselhos de Radiologia de implementar medidas de distanciamento social, adotando teletrabalho, em nome do bem-estar dos colaboradores. “As últimas resoluções do CONTER estabelecem uma série de medidas que reforçam o compromisso do Sistema com as orientações de isolamento, mas com o cuidado de manter o funcionamento dos Conselhos, por meio de serviços remotos. Foi a saída que encontramos para resolver demandas sem precisar aglomerar pessoas em um ambiente físico”, pondera o presidente do CONTER, Luciano Guedes.

O representante enfatiza que a preocupação central do CONTER é com a saúde coletiva, “isso inclui a saúde dos profissionais das técnicas radiológicas, dos conselheiros nacionais e regionais e de todo o corpo funcional do Sistema CONTER/CRTRs”, afirma Luciano Guedes.

Foram discutidas, ainda, medidas que visam garantir a segurança dos profissionais da Radiologia, que atuam na linha de frente da pandemia, sobretudo no que se refere ao fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “A força de trabalho da nossa categoria é imprescindível neste momento, precisamos dar condições para que os profissionais das técnicas radiológicas possam exercer suas atividades plenamente”, ponderou Guedes.

O CONTER criou um canal para recebimento de denúncias sobre a falta de EPIs. Os profissionais podem comunicar onde acontecem as irregularidades e os Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) tomarão providências para solucionar as situações, sob a orientação do Conselho Nacional. Acesse a página em www.conter.gov.br/coronavirus.