RESULTADO

Fiscalização chega a 1.604 cidades, 6.917 estabelecimentos e alcança 38.226 profissionais em 2017

Ascom CONTER
04/05/2018
RESULTADO


A Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI) torna público o balanço de fiscalização dos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTR’s) no ano de 2017. O fechamento dos dados indica que as equipes fiscalizaram 1.604 cidades e 6.917 instituições na área da saúde, da segurança e no setor industrial. Nesses estabelecimentos, dos setores públicos e privados, os agentes atenderam 38.226 profissionais das técnicas radiológicas no pleno exercício da profissão.

Segundo a supervisora nacional de fiscalização do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Luciene Maria do Prado, esse quantitativo representa 33,5% dos profissionais registrados no sistema. “Trabalhamos para que todos compreendam a importância da fiscalização para a valorização da nossa profissão e canalizamos nossas energias para que todos os Conselhos Regionais trabalhem de maneira padronizada, para atingirmos melhores resultados. Mesmo respeitando as particularidades e dificuldades de cada jurisdição, temos consciência de que precisamos avançar mais, para que processo fiscalizatório seja cada vez mais efetivo”, argumenta. A rigor, a CONAFI analisa os dados da fiscalização que são repassados pelos CRTRs para saber se os problemas que são de competência da autarquia estão sendo resolvidos e para saber se aqueles que não estão sob a jurisdição dos conselhos são devidamente encaminhados para a autoridade competente.

Presidente da CONAFI, o conselheiro federal Luciano Guedes pondera que o avanço não foi apenas numérico. “Antes de ser conselheiro, sou profissional e sei o que a nossa categoria passa no dia a dia. Desde que assumi essa coordenação, firmei o compromisso de melhorar a qualidade e o alcance da fiscalização. Em 2017, foi possível perceber avanços, e vamos avançar ainda mais. Elaboramos um plano estratégico de trabalho para o ano de 2018, que vai desde o treinamento dos fiscais aprovados em concurso público, passando por investimentos em qualificação e treinamento, até a intensificação da fiscalização em outras áreas da Radiologia, além radiodiagnóstico. Paralelo a isso, trabalhamos em parceria com as COREFIs, observando os acertos, ouvindo as dificuldades e ajudando no que for preciso, bem como orientando quando é necessário. Temos também para este ano a importante parceria com a vigilância sanitária. Acredito que o engajamento de todos que compõem o sistema, além da parceria com órgãos governamentais, é essencial para que possamos atender os anseios dos nossos profissionais”, afirma.

Treinamento e integração são as palavras de ordem para 2018. Nos dias 14 e 15 de março deste ano, o CONTER realizou o 9º Encontro dos Fiscais, dos presidentes das Coordenações Regionais de Fiscalização (COREFIs) e dos presidentes dos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs). Durante o evento, foram discutidos os problemas que afetam a área e quais medidas podem ser tomadas para melhorar a efetividade da fiscalização.

No evento, o CONTER e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) firmaram um entendimento e vão procurar estabelecer uma agenda conjunta de fiscalizações na maioria dos estados. Desta forma, tanto o exercício ilegal da profissão quanto as irregularidades sanitárias poderão ser notificadas, autuadas e combatidas no mesmo ato de inspeção.

Presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos comemora os resultados e promete mais investimentos em fiscalização. “O CONTER continua a administrar e a normatizar o sistema com austeridade e segue firme em seu compromisso com a categoria e com a sociedade. Os Conselhos Regionais que precisarem, vão contar com todo o nosso suporte técnico. Vamos manter o controle e a transparência dos dados”, finaliza.

Se você sabe de algum caso de exercício ilegal da profissão, denuncie