RESULTADO

CONTER apresenta balanço de fiscalização do quarto trimestre de 2017

Ascom CONTER
29/03/2018
RESULTADO


De 1º de setembro a 31 de dezembro de 2017, os Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) fiscalizaram 336 cidades, 1.312 estabelecimentos e 6.990 profissionais. Esse volume representa 6,13% dos profissionais ativos em todo o país. Os dados são da Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI). Veja o detalhamento completo dos números:



Segundo a coordenadora nacional de fiscalização do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Luciene Maria do Prado, nos primeiros nove meses do ano, mais de mil cidades e cerca de 20 mil profissionais foram fiscalizados. “Estamos processando os últimos dados e, agora em abril, vamos apresentar o balanço completo de fiscalização do ano passado. A fiscalização é a atividade-fim do sistema. Portanto, é importante demonstrar, estatisticamente, o avanço das nossas equipes e a manutenção do controle da profissão”, afirma.

Em 2018, o CONTER e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão estabelecer uma agenda conjunta de fiscalizações, para aumentar a efetividade do trabalho. “As duas instituições juntas podem resolver os casos de exercício ilegal e de irregularidades sanitárias ao mesmo tempo. O objetivo desta parceria é oferecer serviços de radiologia mais seguros para a população e ambientes de trabalho mais saudáveis para os profissionais”, afirma o presidente da CONAFI, o conselheiro federal Luciano Guedes.

De acordo com o presidente do CONTER Manoel Benedito Viana Santos, agora em março foi realizado o 9º curso de capacitação para os agentes fiscais dos Conselhos de Radiologia. “Oferecemos uma capacitação completa, aperfeiçoamos os sistemas de informação e definimos nossas prioridades para este ano. Vamos perseguir a meta de erradicar o exercício ilegal das técnicas radiológicas e contamos com a categoria nesta missão”, diz.

Os profissionais e a sociedade podem ajudar os Conselhos de Radiologia a manterem o controle jurisdicional da profissão. Qualquer pessoa que souber de algum caso de exercício ilegal das técnicas radiológicas, pode e deve apresentar denúncia às autoridades competentes. Isso pode ser feito nos próprios CRTRs ou no formulário disponibilizado no Portal CONTER.