RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Parlamentares demonstram apoio a novo marco regulatório da Radiologia

Ascom CONTER
26/02/2019
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Em um trabalho estratégico, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) tem promovido encontros com representantes do Poder Legislativo, com o objetivo de fortalecer os laços da categoria com o Congresso Nacional e demonstrar a necessidade de se dar andamento a projetos em prol da Radiologia. Algumas propostas estão paradas há mais de uma década na casa e impõem limitações à atuação profissional. A principal delas é o Projeto de Lei (PL) 3.661/2012, que regulamenta a profissão de tecnólogo em Radiologia, atualiza a legislação profissional e promove maior segurança jurídica ao campo de atuação dos trabalhadores da Radiologia.

“São demandas emergenciais, pois estamos falando de profissões que são fundamentais nos serviços de saúde prestados à sociedade. Quando falamos da necessidade de regulamentar o tecnólogo, mais do que um reconhecimento, estamos falando de uma demanda mercadológica, já que esse profissional é uma realidade consolidada. As demandas dos profissionais da Radiologia são, sobretudo, necessidades da sociedade”, defende o presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos.

Na última quinta-feira (21), o Conselho esteve reunido com o deputado federal Mauro Nazif, do estado de Rondônia, que é médico e, portanto, ligado às causas do setor. “Sempre estive próximo às questões da saúde e meu mandato está à disposição de vocês para o que eu puder contribuir positivamente com a categoria”, afirmou o parlamentar. Nazif foi prefeito de Porto Velho – RO e na sua gestão aprovou leis municipais que garantiram jornada especial de trabalho aos profissionais da Radiologia e a outras categorias da saúde.

Para o diretor-secretário do CONTER, Adriano Célio Dias, que é do estado do parlamentar e intermediou a conferência, o encontro foi frutífero. “É sempre positivo contarmos com o apoio de autoridades que conhecem as nossas causas e sabem da importância da nossa categoria. Desde a sua época de prefeito, o deputado sempre esteve aberto ao diálogo com o Conselho”.

Dedicação à área 

A deputada Sílvia Cristina, também de Rondônia, esteve com os representantes do Conselho no mesmo dia. Em seu primeiro mandato, a parlamentar recebeu das mãos do presidente o PL 3.661/2012, depois de ouvir sobre o andamento do projeto na câmara e de quão relevante sua aprovação seria para a classe.

A deputada se aproximou da área em razão de um tratamento de um câncer de mama. Da cidade de Ji-Paraná, ainda fora da vida política, Sílvia foi passou por todo o processo que envolve a descoberta e o tratamento da doença e percebeu que, em todo esse percurso pela cura, o profissional da Radiologia estava presente. Como no município os serviços radiológicos não eram estruturados, o tratamento foi dificultado e essa virou uma das suas bandeiras na carreira política.

“Muito mais do que uma causa política, estamos falando da trajetória de uma paciente da Radiologia que está dando voz às nossas lutas. Estamos felizes por iniciar esse diálogo, pois é uma pessoa consciente de o quanto o nosso trabalho faz diferença na vida das pessoas, tanto que ela foi uma entusiasta da criação de centros de tratamento de câncer no estado que hoje em dia são locais de trabalho de muitos dos nossos profissionais”, pondera o presidente do CONTER.

De ambos os encontros, participaram o presidente, o diretor-secretário e o ex-presidente do Conselho Nacional Jenner Jalne de Morais.