REGISTRO

CONTER completa 31 anos e seis primeiros CRTRs chegam aos 30 anos

Ascom CONTER
04/06/2018
REGISTRO

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) começou a funcionar em um dia como hoje, no ano de 1987, pouco mais de um ano e meio depois da regulamentação das técnicas radiológicas no Brasil. Após aprovar o Código de Ética da categoria, no dia 27 de maio de 1988, o Conselho Nacional criou os 6 primeiros Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) que, neste ano, completam 30 anos de atividade em defesa da sociedade.

A autarquia federal e seus primeiros regionais nasceram com o desafio de iniciar o processo de normatização, controle e fiscalização das técnicas radiológicas, atividade com alto grau de insalubridade e que, até aquela época, era exercida sem controle por parte do estado. 

Os 6 primeiros Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) foram criados com a seguinte composição: 1ª Região: Distrito Federal, Goiás, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá e Roraima; 2ª Região: Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão; 3ª Região: Minas Gerais e Espirito Santo; 4ª Região: Rio de Janeiro; 5ª Região: São Paulo; 6ª Região: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.


Hoje, 31 anos depois, o Sistema CONTER/CRTRs é uma autarquia sólida, formada pelo Conselho Nacional e por 19 Conselhos Regionais, que atuam em todo o território nacional, para proteger a população de leigos e de maus profissionais. 
 
Em 2017, os Conselhos de Radiologia fiscalizaram 1.604 cidades, 6.917 estabelecimentos e 38.226 profissionais. O trabalho ainda precisa avançar mais, para acabar com o exercício ilegal da profissão. Contudo, os índices atuais refletem um crescimento de 5,1% em relação ao ano anterior e garantem a redução de acidentes e ocorrências graves a praticamente zero.  
 
A criação dos Conselhos de Radiologia representa um divisor de águas para o exercício da profissão. Até a década de 1980, a atividade não tinha nenhum controle, os profissionais não tinham direitos regulamentados e as doenças se multiplicavam. De lá para cá, a categoria teve avanços significativos para exercer a profissão com mais dignidade e menos riscos.
 
Hoje, escrevemos mais um capítulo importante da história. 
 
Parabéns, Profissionais da Radiologia.