REFORMA DA PREVIDÊNCIA

No Senado, CONTER defende aposentadoria especial do profissional da Radiologia

Romário Costa/Ascom CONTER
25/04/2019
REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado realizou na última segunda (22) uma audiência pública para de discutir "Os impactos da reforma da Previdência nas aposentadorias especiais". Participaram do debate representantes da sociedade e das categorias atingidas pelas novas diretrizes. O presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, falou em nome dos profissionais da Radiologia. 

"Precisamos estar presentes nessas discussões, pois os aspectos que estão sendo decididos atualmente trarão mudanças na vida dos nossos profissionais e precisamos batalhar para que não tenhamos perdas sociais", afirma o presidente do CONTER. 
 
 
Em sua fala, Manoel Benedito explicou sobre as formas de exposição a que o profissional da Radiologia é submetido. "Não é apenas à radiação ionizante. Nós, como profissionais da saúde, somos expostos à uma série de doenças, pelo contato direto com o paciente. Por isso, precisamos ser olhados de uma forma mais criteriosa. Precisamos ser cuidados para que não venhamos a adquirir, por um trabalho superior a 25 anos,  problemas de saúde originados pela radiação. Não podemos admitir que o governo proponha um projeto em que coloca todo mundo nivelado", defendeu.
 
Pelas novas regras, trabalhadores expostos a agentes nocivos continuam fazendo jus ao benefício especial; contudo, a proposta do governo, se aprovada, trará mudanças a esse quadro. Foi estabelecido, por exemplo, uma idade mínima para que se tenha direito a aposentadoria integral. Entenda mais sobre o que muda para técnicos e tecnólogos aqui.
 
Proposta recebeu na última terça aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para continuar tramitando na Câmara dos Deputados. Seguindo o trâmite, uma comissão especial irá analisar o mérito do texto, antes de ser votada no plenário da casa. Só depois disso, o projeto será encaminhado para discussão no Senado.