RECONHECIMENTO

CRTR13 completa 25 anos e categoria vai receber homenagem pelos serviços prestados ao povo capixaba

Ascom CONTER
09/08/2018
RECONHECIMENTO


O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Espírito Santo (CRTR 13º Região) completa 25 anos no dia 8 de outubro de 2018 e, como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade capixaba, a Assembleia Legislativa vai realizar uma sessão solene em homenagem aos profissionais das técnicas radiológicas. O evento vai ser realizado no plenário Dirceu Cardoso, dia 21 de agosto, às 19 horas.

Profissionais, estudantes, professores e pesquisadores são convidados especiais e vão lotar as galerias da casa para receber a homenagem. Segundo o conselheiro federal Luciano Guedes, que representa o estado no Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), cada uma dessas pessoas tem papel importante na construção da instituição. “Cada trabalhador e cada trabalhadora inscrita em nossos quadros, funcionários, funcionárias e colaboradores que trabalharam com honestidade e nos trouxeram até aqui merecem esse gesto de agradecimento. Tenho orgulho de fazer parte dessa profissão e luto por ela diariamente”, diz.

Presidente do CRTR13, Sérgio Rangel destaca que a homenagem é consequência de um trabalho de resultados. “Nos primeiros 90 dias deste ano, nós já havíamos fiscalizado 12% da categoria e continuamos na mesma intensidade, vamos bater recordes neste ano. Esse trabalho garante a segurança da população e contribui para o avanço da cidadania. Em 25 anos, nos consolidamos como referência na fiscalização e controle de profissões regulamentadas em nosso estado”, afirma.

Antes de se tornar referência em fiscalização na área das técnicas radiológicas, o estado do Espírito Santo protagonizou momentos marcantes da história da Radiologia. A primeira cirurgia bem sucedida de separação de gêmeas siamesas foi realizada em crianças capixabas, no ano de 1900. Essa foi a primeira vez que os raios X foram utilizados para fins médicos no Brasil.

Em 2013, após denúncias de profissionais capixabas, o CONTER fez uma investigação sobre o uso inadequado de escâneres corporais que emitem radiação ionizante em presídios e denunciou o risco de abortos em série entre as visitantes. O caso teve ampla repercussão nacional e foi destaque no maior jornal do estado.

Mais recentemente, o Espírito Santo voltou a ser destaque nacional após uma sequência histórica de vitórias judiciais que garantiram o piso salarial dos profissionais das técnicas radiológicas em dezenas de cidades e, finalmente, em todo o estado.

“Quem trabalha duro tem o direito de celebrar o resultado do esforço coletivo para construir um país melhor. Os profissionais do Espírito Santo são importantes para o avanço das ciências radiológicas em todo o país e merecem reconhecimento pelo compromisso com a sociedade. Portanto, espero que toda a categoria compareça ao evento, pois são nesses momentos de confraternização que encontramos o sentido do que somos”, finaliza o presidente do CONTER Manoel Benedito Viana Santos.