RECONHECIMENTO

Câmara Legislativa de Goiás oferece homenagem a profissionais da Radiologia pelos serviços prestados à sociedade

Ascom CONTER
08/06/2018
RECONHECIMENTO
 
Os profissionais da Radiologia de Goiás receberam uma homenagem da Câmara Legislativa no último dia 30, pelos relevantes serviços prestados à população do estado. A categoria compareceu em bom número à solenidade e participou ativamente da sessão, com manifestações a favor da união da classe e das instituições para a defesa dos direitos coletivos, em especial o direito ao piso salarial, à carga horária especial de trabalho e ao adicional de insalubridade de 40% sobre o salário. 
 
 “São cidadãos de carreira indelével, baseada na ética. Exercem sua profissão sem esquecer-se do exercício da cidadania. Estes homenageados compõem um seleto grupo de profissionais que contribuem para o fortalecimento da saúde em nosso Estado. Em cada imagem e radiografia, está impresso o trabalho de qualidade desses profissionais que, literalmente, dedicam a vida para servir ao próximo. Porque todos nós sabemos do risco do rádio, em especial nós goianos e goianienses por conta do Césio 137”, discursou o deputado Bruno Peixoto, autor do requerimento da sessão. 

 
Cerca de 60 pessoas receberam títulos durante a sessão, entre elas, o presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR 9ª Região), Eduardo Lyra, e o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Manoel Benedito Viana Santos, que não pôde comparecer à solenidade por conta da greve dos caminhoneiros, que provocou a interdição da estrada que liga Brasília à Goiânia.
______________________

Veja o discurso preparado pelo presidente do CONTER para a solenidade em Goiás:
 
Boa noite, senhoras e senhores.
 
Meu cumprimento especial aos pioneiros e pioneiras, aos mais antigos que, assim como eu, lutaram pela regulamentação da nossa profissão e nos deram a oportunidade de chegar até aqui em segurança. 
 
Em nome do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, agradeço por este gesto de reconhecimento. Como não poderia deixar de ser, ofereço essa homenagem a todos os profissionais que estão aqui e que ajudam, diariamente, a atender a população nas unidades de saúde.
 
Existe uma poetisa goiana, chamada Cora Coralina, de quem gosto muito. Tem um poema dela que levo comigo sempre, ele diz assim: 
 
Mesmo quando tudo parece desabar, 
cabe a mim decidir 
entre rir ou chorar, 
ir ou ficar, 
desistir ou lutar; 
porque descobri, 
no caminho incerto da vida, 
que o mais importante é o decidir.
 
Hoje, nós decidimos estar aqui, não só para receber esta homenagem, mas, também, para nos apresentar e para pedir mais respeito pela nossa categoria.
 
O Conselho Nacional e os Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia existem para fiscalizar a profissão e para garantir a segurança das pessoas. Nosso trabalho serve justamente para evitar que acidentes aconteçam e para preservar a vida das pessoas.
 
A radiologia revolucionou a medicina moderna. Antes dos exames de imagem era necessário, literalmente, abrir o paciente para fazer um diagnóstico. Hoje, os profissionais da Radiologia conseguem fazer isso sem nenhuma técnica invasiva, sem nenhum sofrimento para o paciente.
 
Não estamos só na área da saúde, estamos também no setor industrial, na área de inspeção e no setor segurança, racionalizando processos e garantindo a segurança nacional.
 
Sem os profissionais das técnicas radiológicas, não existe saúde pública. Portanto, devemos valorizar os trabalhadores da área, pois eles são os olhos da medicina. Enxergar o ser humano por dentro, além de suas aparências, é nosso maior valor.
 
Deputado, não existe uma pessoa sequer que nunca tenha precisado, para si ou para alguém da família, dos serviços de um profissional da Radiologia. Estamos presentes na vida das pessoas, nos momentos que elas mais precisam.
 
Da mesma forma, precisamos da sociedade, precisamos que a classe política reconheça nossas prerrogativas profissionais. Portanto, senhor deputado, peço que o senhor ouça a nossa categoria, conheça a nossa realidade e crie um projeto de lei, determinando a formação mínima de técnico em Radiologia para operar equipamentos radiológicos.
 
Isso já está previsto em lei federal, mas uma lei estadual seria um reforço importante para combater o exercício ilegal.
 
Profissionais sem formação adequada e sem habilitação profissional podem colocar em risco a saúde das pessoas. Portanto, além da área médica, devemos garantir a formação adequada dos profissionais que operam equipamentos emissores de radiação ionizante nos aeroportos, nos prédios públicos, nas clínicas odontológicas, nas penitenciárias e no serviço público em geral.
 
Amigos e amigas, nós precisamos nos unir. O país passa por uma grave crise, que não pode ser resolvida pelo mesmo estado de consciência que a criou. Neste sentido, sou otimista, eu entendo que crises são momentos necessários para a nossa evolução. Vamos perseverar. 
 
Como diz Cora, o mais importante é o decidir: e, sem dúvidas, nós decidimos ser uma categoria que serve às pessoas e que luta pelos maiores valores da humanidade: a liberdade e a vida.
 
Muito obrigado, senhoras e senhores. 
 
Saudações radiológicas.