RECONHECIMENTO

Presidente do CONTER, Manoel Benedito sobe o tom em homenagem no estado de SP e anuncia congresso internacional

Ascom CONTER
17/04/2018
RECONHECIMENTO
 
A noite era de homenagem, mas a cobrança pelo respeito à categoria e o pedido de apoio para a aprovação de um novo marco regulatório para as técnicas radiológicas marcaram o discurso do presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Manoel Benedito Viana Santos, durante a sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em homenagem à classe, como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à população.
 
“Apesar de todo o serviço prestado, a nossa categoria enfrenta grandes dificuldades. Além de uma concorrência desleal no mercado de trabalho, existe o descumprimento de preceitos fundamentais básicos, como o piso salarial, a jornada especial de trabalho e o adicional de insalubridade”, disse. “Portanto, no dia de hoje, além de comemorar a nossa história, quero reivindicar os nossos direitos, que estão sendo violados. Quero chamar a atenção dos parlamentares e das autoridades para a realidade do profissional das técnicas radiológicas”, emendou.
 
Após a manifestação do presidente do CONTER, o autor do requerimento e presidente da sessão, deputado estadual Dr. Gondim, enalteceu a importância dos profissionais das técnicas radiológicas e destacou o potencial de organização da categoria. “Eu sou médico e posso assegurar que não existe um médico sequer, seja de qual especialidade for, que nunca tenha pedido uma radiografia de um paciente. Vocês são indispensáveis e possuem uma força adormecida. Quando descobrirem como se unir e canalizar essa força, a maioria dos problemas da categoria estarão resolvidos e vocês serão ainda mais fundamentais”, afirmou o parlamentar.

 
Os representantes do CONTER pediram o apoio dos deputados estaduais e federais paulistas aos dois projetos de lei que vão permitir melhorar a segurança radiológica da população e garantir o combate ao exercício ilegal da profissão. “As técnicas radiológicas evoluíram muito, mas a nossa regulamentação ainda é de 1985. Portanto, precisamos aprovar o PL n.º 770/2016 aqui em São Paulo e o PL n.º 3.661/2012, no Congresso Nacional, para regulamentar a profissão de tecnólogo e para garantir o controle e a fiscalização das técnicas radiológicas de maneira mais efetiva”, reivindicou o presidente Manoel Benedito.
 
O pedido foi bem recebido. “Vocês podem contar comigo. Ainda nesta semana, vamos endossar, buscar apoio e dar andamento aos projetos de lei de interesse da categoria. Também me proponho a ser um interlocutor entre vocês e a bancada federal do nosso estado. Vamos levar esse entendimento daqui para Brasília”, assegurou Dr. Gondim. 
 
Presente à sessão, o professor e pesquisador Bergman Muñoz destacou que a categoria brasileira é uma das maiores do mundo. “Estamos entre as cinco maiores comunidades de profissionais das técnicas radiológicas do planeta e devemos ocupar o espaço que nos é reservado. A contribuição científica e acadêmica brasileira na área da Radiologia é significativa e precisamos usá-la como motivação para continuar avançado e vencendo obstáculos”, ponderou.

 
Durante a sessão, a representante de São Paulo no CONTER, conselheira Lúcia Solha, anunciou que o próximo congresso internacional da categoria vai ser realizado em São Paulo. “Em outubro de 2019, vamos realizar o 6º Congresso Nacional e 3º Intercâmbio Internacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas nesta cidade. Vamos receber cerca de três mil participantes de todo o mundo para o maior evento da área na região da América Latina. O Brasil sempre ocupou lugar de destaque no desenvolvimento da Radiologia e assim continuaremos”, confirmou.  
 
O presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de São Paulo (CRTR 5ª Região), Agnaldo da Silva, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo homenageado da noite. “O presidente Manoel Benedito é de uma determinação que se vê em poucos homens. Ele assume pessoalmente a responsabilidade pelos problemas e encontra soluções que não conseguimos enxergar sozinhos. Portanto, nada mais justo do que estar aqui hoje, recebendo em nome da categoria essa homenagem da Alesp”, finalizou.
 
A solenidade também foi marcada pela homenagem aos pioneiros. Nomes como Aristides Negretti, Jair Pereira, Walter Fonseca Braga, Alzira dos Santos Nascimento, Laura Zuvella, Mercedes Ignácio, Jenner de Morais e Valdelice Teodoro foram apenas algumas das personagens lembradas pelos relevantes serviços prestados à Radiologia. A sessão terminou numa mistura de comemoração e chamamento à união da categoria, que se organiza cada dia mais em defesa do interesse público e dos direitos coletivos.