RECONHECIMENTO

CONTER participa de fórum do Mercosul e traça estratégia de valorização profissional

Jônathas Oliveira/Ascom CONTER
19/06/2017
RECONHECIMENTO

No mês de junho, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) se reuniu com representantes nacionais e internacionais da área de saúde no Fórum do Mercosul. O encontro ocorreu em Brasília (DF), no edifício sede da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) do Ministério da Saúde (MS) e serviu para comunicar os membros da posse do 7º Corpo de Conselheiros da autarquia federal.

Na ocasião, os representantes viram com bons olhos a importância dos profissionais das técnicas radiológicas ao lerem a primeira edição da revista científica Curie&Röntgen. Dessa forma, nos dias 20 e 21 de junho, O CONTER apresentará os perfis detalhados do Técnico,Tecnólogo e Bacharel em Radiologia. De acordo com o representante do Conselho no Mercosul, Jorge Wolnei Gomes, essa é uma grande oportunidade para que os profissionais de nível superior da área sejam reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

“A reunião contou com a participação de dois membros do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS/MS), que propuseram essa agenda positiva. Esse trabalho estratégico certamente abrirá portas culturais, científicas e educativas a médio e longo prazo. Além disso, abre-se a oportunidade de intercâmbios e proteção da profissão em áreas fronteiriças”, explica Wolnei.

(Representante do CONTER no Mercosul, Jorge Wolnei Gomes participou de reunião na OPAS. As discussões serão retomadas ainda nessa semana)

Sobre a regulamentação do Tecnólogo em Radiologia

Por meio de resolução, o CONTER já regulamentou todas as funções, atribuições e competências dos Tecnólogos em Radiologia. Por meio de consulta pública, também já foi definido o perfil profissiográfico do nível tecnológico. Agora, só falta o reconhecimento do Congresso Nacional para esses especialistas terem uma carreira no Sistema Único de Saúde (SUS). Veja a tramitação do projeto, clique aqui.