RADIOTERAPIA

Programa forma 39 especialistas para atender pacientes com câncer

Ascom CONTER
19/09/2017
RADIOTERAPIA

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) certificou 39 técnicos e tecnólogos em Radiologia capacitados pela Fundação do Câncer, dentro do Programa Nacional de Formação em Radioterapia. Agora, esses profissionais serão reconhecidos pelo CONTER como especialistas e vão atender a população de 63 municípios em 23 estados que fazem parte do Programa de Expansão da Radioterapia do SUS.

O tecnólogo Edson Santos Silva, de 36 anos, participou da especialização e comemora a formatura. “Concluir este curso representa, para mim, ter acesso a conhecimentos que vão permitir a excelência do meu trabalho. As disciplinas de Física das Radiações e Radiobiologia fizeram a diferença”, assegura.

A técnica em Radiologia Midiã de Souza Moreira, de 32 anos, também recebeu o diploma e acredita que a formação vai mudar a sua carreira profissional para sempre. “Sinto-me grata por poder aprender tanto. Essa especialização vai permitir o aperfeiçoamento da minha prática e a humanização do meu atendimento aos pacientes”, considera.

Os 39 alunos fizeram o curso de especialização em Radioterapia no Rio de Janeiro. Cada um deles recebeu uma bolsa de estudos de R$ 2 mil para custear transporte, alimentação e moradia, além das passagens de ida e volta para casa.

Até o momento, 320 alunos já passaram pelos cursos oferecidos pelo Programa. Ao todo, serão formados, no período de dois anos, 21 físicos-médicos, 80 técnicos em radioterapia e atualizados mais de uma centena de médicos e físicos oriundos de instituições públicas e filantrópicas e de instituições privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).