RADIOTERAPIA

Presidente do CONTER, Valdelice Teodoro realiza último ato público de seu mandato em São Paulo

Ascom CONTER
31/05/2017
RADIOTERAPIA

A presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Valdelice Teodoro, participou do lançamento do curso de especialização em Radioterapia com ênfase em Aceleradores Lineares, que será oferecido para 160 profissionais da Radiologia de todo o país.

A especialização tem duração de seis meses. Cada aluno vai receber a passagem de ida e volta para São Paulo, além de uma bolsa de estudos no valor de R$ 1.900,00. O curso vai ser ministrado no Centro Formador de Pessoal para a Saúde de SP (Cefor-SP) e o estágio curricular será realizado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).  

“Eu trabalhei por mais de 20 anos na área da Radioterapia e estou emocionada pela chance de terminar o meu mandato com o lançamento desta iniciativa, que vai permitir a humanização dos tratamentos oncológicos em todo o país. Estou especialmente feliz de sair honrada pela realização deste evento em São Paulo”, afirma Valdelice Teodoro.



Além da presidente do CONTER, participaram da solenidade:
1. Prof. Alexandre Moreno – FIOCRUZ - Coordenador do Projeto
2. Dra. Célia Viegas – INCA – Subchefe da Radioterapia do INCA
3. Prof. Ricardo Carvalho – Diretor do Centro Formador de Pessoal para Saúde de SP
4. Dr. Sergio Ricardo – Vice-Diretor de Pesquisa da EPSJV
5. Dra. Célia Soares – Médica da Radioterapia do Hospital Santa Marcelina
6. Dra. Roberta Fernandes de Souza – Min. da Saúde - Coordenadora Geral de Ações Técnicas e Educação na Saúde

Os alunos serão divididos em cinco turmas, que terão início entre maio de 2017 e abril de 2018. A primeira turma deve ser concluída em novembro de 2017 e a última, em novembro de 2018.

A coordenação do projeto é feita pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A iniciativa faz parte da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) – Brasil 2011-2022, do Ministério da Saúde.

O Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Radioterapia com Ênfase em Aceleradores Lineares será oferecido para trabalhadores do SUS vinculados aos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que integram o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS.

O CURSO

A especialização é composta por três eixos – Ciência, Saúde e Trabalho, totalizando 900 horas de formação. Todos os eixos incluem a parte teórica, estágio supervisionado ou prática profissional e atividades online. A parte teórica acontecerá durante duas semanas consecutivas, em três períodos, em uma das ETSUS parceiras, seguidas do estágio ou prática profissional e das atividades online. “As atividades de dispersão visam à construção de conhecimento por meio da aprendizagem online dos estudos teóricos abordados nos eixos”, explica Sérgio Ricardo de Oliveira, professor da EPSJV e subcoordenador do Eixo I.

As atividades online serão realizadas por meio de uma plataforma virtual desenvolvida e disponibilizada pelo Inca. Na plataforma serão disponibilizados, semanalmente, materiais didáticos com a finalidade de complementar os conhecimentos teóricos desenvolvidos no curso, além de animações, simulações e vídeos que mostram algumas aplicações no campo da radioterapia. Também está prevista a criação de um espaço de fórum para que os alunos discutam sobre temas relacionados aos conhecimentos teóricos do eixo correspondente.

No período online, os alunos também serão estimulados a produzir resenhas e resumos de textos, resolução de problemas a partir de estudos de casos, fichamento de documentos, pesquisas e análises diversas. As atividades online serão acompanhadas pelo coordenador geral do curso e pelo subcoordenador do eixo correspondente.

O corpo docente do curso é formado por multiplicadores capacitados pelo Inca, no Curso de Capacitação para a Formação de Multiplicadores de Técnicos Especializados em Radioterapia, profissionais da EPSJV e do INCA e especialistas na área de Radioterapia. Além das ETSUS, também participam desse projeto de formação os hospitais Aristides Maltez (BA), Erasto Gaertner (PR), Santa Marcelina (SP), ICESP (SP) e Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS). Esses hospitais indicaram profissionais que fizeram o Curso de Multiplicadores para compor o corpo docente da Especialização em Radioterapia.