RADIOLOGISTAS SEM FRONTEIRAS

Ações do CONTER denotam preocupação com a uniformização de procedimentos e sensibilização política da categoria

Assessoria de Imprensa
18/04/2011
RADIOLOGISTAS SEM FRONTEIRAS

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) adotou medidas consistentes na área de comunicação para promover a politização da categoria em todo o Brasil. A criação de um novo portal que converge com as redes sociais abastecidas em tempo real, todos os dias, inaugurou uma nova fase na vida do Sistema CONTER/CRTRs. 

De acordo com a presidenta do CONTER, Valdelice Teodoro, um diagnóstico feito recentemente aponta que o principal fator para uniformizar processos de trabalho e disseminar conteúdos políticos que regulam a profissão é o fortalecimento das ferramentas de comunicação. “Temos profissionais espalhados por todo o país e não é possível estar fisicamente em todos os lugares, não há funcionalismo suficiente para isso. A solução que encontramos é manter um portal sempre atualizado, com notícias de interesse público, e oferecer meios de interação em tempo real, que nos permita chegar a todos os lugares”, frisa.

As dimensões continentais do Brasil são apontadas pelo CONTER como o maior empecílio para desenvolver políticas de sensibilização social, que evitem o exercício ilegal da profissão. Menos de trinta fiscais são responsáveis por todo o território brasileiro e, na maioria dos casos, a boa atuação da fiscalização pode não ser suficiente para coibir maus profissionais. Nesses casos, a população pode ajudar, denunciando desvios de conduta ao Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR) local.

Capacitação

No dia 19 de janeiro, o CONTER levou todos os fiscais do sistema CONTER/CRTRs para a reunião da Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI) em Goiânia/GO. Lá, durante um dia inteiro, eles participaram de palestras, debates e receberam materiais com dados atualizados, para reforçar a atuação do trabalho de fiscalização pelo país.

“De nada adianta implementar tecnologia se não convercermos a categoria do nosso projeto de trabalho. Esses encontros são indispensáveis para conhecer a realidade de cada Estado e, ao mesmo tempo, apresentar aos fiscais nossas filosofias e metas. Vamos intensificar essas ações”, ressalta a presidente do CONTER.