RADIOLOGIA INDUSTRIAL

Fortalecimento do setor Industrial é tema de reunião no CONTER

Romário Costa/Ascom CONTER
04/03/2021
RADIOLOGIA INDUSTRIAL

A Câmara Técnica de Radiologia Industrial (CTRI) do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) está reunida, desde ontem (3), para debater políticas públicas para o fortalecimento da área. O grupo de especialistas, formado por profissionais reconhecidos pela atuação no campo, analisam a situação atual do mercado a fim de detectar vulnerabilidades que atingem os profissionais da Radiologia que atuam no setor e propor melhorias.

Muito embora a maior parcela da categoria atue na área da saúde, as técnicas radiológicas se fazem presentes em diversos outros ramos da sociedade, como a indústria. Nessa seara, operadores, técnicos e tecnólogos em Radiologia desempenham papel fundamental no manejo de equipamentos, no planejamento, execução e controle das aplicações radiológicas e na gestão desses setores. Se destacam na área as frentes de inspeção e segurança de pessoas e cargas; controle de qualidade de materiais e produtos industriais, por meio de ensaios não destrutivos; perfilagem de poços de petróleo, em que a utilização de fontes radioativas determina características como localização, quantidade e produtividade de óleo e gás do poço, entre outras.

O CONTER regulamenta a área, por meio das Resoluções CONTER nºs 11 e 21 do ano de 2016.

A CTRI é formada por Jan Marc Soares de Smid, Eduardo Ikeda Terni, Josilto Oliveira de Aquino, Kenia Rangel Mares, Robson Spinelli Gomes, Marco Aurélio de Souza Lacerda e pelo Conselheiro Nacional Manoel Benedito Viana Santos.