QUALIFICAÇÃO

CONTER treina novos fiscais em Brasília, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo

Ascom CONTER
28/05/2018
QUALIFICAÇÃO

Os Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia do Distrito Federal, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (CRTRs 1ª, 4ª e 13ª Região) contrataram novos fiscais, aprovados por meio de concurso público, para combater o exercício ilegal das técnicas radiológicas. Agora, as equipes estão reforçadas para atender às denúncias da sociedade e para melhorar o controle jurisdicional da atividade profissional nessas jurisdições.

Segundo a supervisora nacional de fiscalização do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Luciene Maria do Prado, os novos colaboradores receberam treinamento sistematizado pela Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI). “Existe um padrão nacional de fiscalização que obedecemos rigorosamente. Durante o treinamento, estivemos com os novos agentes e abordamos técnicas de inspeção, mostramos a legislação de apoio para autuação e notificação de irregularidades, instruímos os procedimentos administrativos e ensinamos como o trabalho deve ser desenvolvido, do início ao fim”, afirma.

O fiscal Renan da Silva Bastianeli, do Espírito Santo, participou do treinamento e se sente motivado para começar a visitar as cidades que fazem parte das suas rotas de fiscalização. “O treinamento foi importante para o direcionamento da fiscalização, conforme a orientação nacional. As orientações da supervisora fiscal foram importantes, pois pude compreender todas as fases da fiscalização para executar as atividades de maneira eficaz. As diretrizes vão me guiar, principalmente, na hora de exercer a fiscalização nos setores mais específicos da radiologia”, afirma.

Em junho, o CONTER vai oferecer treinamento para a equipe de fiscalização do Rio Grande do Norte e da Paraíba (CRTR 16ª Região). Segundo o presidente da CONAFI, o conselheiro federal Luciano Guedes, os Regionais que quiserem fazer a qualificação das equipes podem contar o apoio do CONTER. “ O treinamento dos novos fiscais do sistema está previsto no plano de trabalho 2018. Basta o Regional solicitar, que nós vamos atender. Trabalhamos no sentido de uniformizar e padronizar a fiscalização em todo o país. É um projeto grande, que começa com a formação dos novos agentes, passa pela implementação de novas tecnologias e culmina com mais investimentos no combate ao exercício ilegal”, destaca.

Presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos elogia o processo de padronização da fiscalização e destaca a importância da supervisão federal no aperfeiçoamento das estratégias de trabalho. “A nossa supervisora, além do treinamento, oferece a supervisão e o gerenciamento de cada atividade, de cada passo que devemos dar. A transmissão desse conhecimento é valiosa para melhorar a prestação do serviço público”, garante.