PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

Justiça determina regularização de setor de Radiologia em Pedra Lavrada (PB)

Jônathas Oliveira/Assim CONTER
05/08/2016
PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

A Prefeitura de Pedra Lavrada (PB) deverá adequar o setor de Radiologia da Unidade Mista de Saúde de seu município ainda no mês de agosto. Isso porque a Procuradoria do Trabalho no Município de Campina Grande acolheu as denúncias do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 16ª Região (CRTR RN/PB) e, por meio de audiência em julho, definiu prazo de 30 dias para as correções no local.

A equipe de fiscalização constatou irregularidades no que se refere à proteção radiológica dos trabalhadores e uso dos agentes químicos durante o processo de revelação. De acordo com o presidente do CRTR 16ª Região, Fontaine Araújo, ficou acordado entre as partes que, decorrido o prazo, o Regional voltará ao local para checar se as irregularidades foram resolvidas e se as condições de trabalho melhoraram.

“Explicamos os efeitos que a radiação ionizante sem o controle das doses absorvidas pode causar no organismo nas pessoas. Não se pode negligenciar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e deixar os profissionais expostos indevidamente. O prazo está correndo e esperamos que tudo corra dentro do esperado. Além disso, a prefeitura foi orientada a adquirir uma mesa de exames de raios X completa, com grade e marcações de área de interesse aos técnicos”, explica.