PROJETO DE LEI

CONTER e CRTR 13ª Região participam de debate na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Jônathas Oliveira/Ascom CONTER
09/10/2017
PROJETO DE LEI

Os técnicos e tecnólogos em Radiologia do estado do Espírito Santo seguem firmes na luta para garantir os direitos fundamentais da Lei nº 7.394/85. Isso porque foi discutido, na Assembleia Legislativa do Estado, a proposta de um Projeto de Lei em que apenas os profissionais das técnicas radiológicas poderão operar equipamentos que emitem radiação ionizante. A matéria prevê também a normatização do piso salarial e dos subsídios dos referidos profissionais, visando corrigir atuais distorções.

O presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Manoel Benedito Viana Santos, também participou do evento. Ele fomentou a discussão ao esclarecer, ao público e às lideranças políticas locais, a importância de se reforçar a Lei Federal no território brasileiro.

“No que diz respeito à saúde radiológica, nossos profissionais são referência. Não se pode negligenciar o atendimento quando há técnicos e tecnólogos preparados para resguardar os pacientes e que esperam ser absorvidos pelo mercado. Nesse contexto, o PL surge como ferramenta que reforça nosso papel na sociedade”, explica o representante do CONTER.

Com boa participação dos profissionais capixabas na causa, o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Espírito Santo (CRTR 13ª Região) e o presidente da Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI), Luciano Guedes, solicitaram uma definição mais célere do texto legislativo. Atualmente, a pauta está sob a análise do deputado estadual Bruno Lamas (PSB).

Laços de Classe

Se a categoria compareceu ao debate na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o CONTER e o CRTR 13ª Região também fizeram uma visita ao Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM), com o intuito de conhecer, de perto, a realidade dos profissionais das técnicas radiológicas do estado.

De acordo com o presidente da CONAFI, Luciano Guedes, o contato com os profissionais foi positivo e mostra que as ações de defesa dos técnicos e tecnólogos estão no caminho certo. Isso porque “a instauração do PL no Espírito Santo ganhou força a partir do PL 3661/12, que está sob análise no Congresso Nacional. As pessoas que reivindicam por saúde de qualidade na Radiologia abraçaram a causa. Quem ainda não abraçou nos procura para entender nossa profissão”, finaliza Luciano.

Se você é a favor do Projeto de Lei n.º 3.661/2012, assine a petição, clique aqui.