PLANO DE AÇÃO

Veja as principais ações da Comissão de Radioproteção e Dosimetria do CONTER para 2018

Jônathas Oliveira/Ascom CONTER
06/12/2017
PLANO DE AÇÃO

A Comissão Nacional de Radioproteção e Dosimetria (CNRD) do CONTER se reuniu, nestes últimos dois dias, para discutir:

☢ Questões referentes ao Supervisor de Aplicação das Técnicas Radiológicas (SATR), no intuito de aprimorar a proteção radiológica do ambiente de trabalho;

☢ Questões referentes aos aparelhos de bodyscan, operados por profissionais sem a devida formação, em todo o país, em aeroportos, portos e presídios;

☢ Parcerias com instituições de ensino, com o objetivo de valorizar os técnicos e tecnólogos em Radiologia nos dois tópicos anteriores.

Para o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, Manoel Benedito Viana Santos, as discussões e ações tendem a ganhar ainda mais força em 2018.

“Fomentar a cultura de radioproteção e dosimetria no Brasil é peça-chave para que a sociedade veja, ainda mais, a importância dos profissionais das técnicas radiológicas. São conhecimentos fundamentais que ninguém tira de nós, mas que cada técnico e tecnólogo tem de sobra para compartilhar a favor da saúde no Brasil”, reforça o presidente.

Sobre a Comissão

Em 2016, o CONTER criou a Comissão Nacional de Radioproteção e Dosimetria (CNRD), que trabalha em pesquisas e levantamentos técnicos referentes à proteção radiológica.

Os especialistas abriram frentes de trabalho para sanar problemas como o excesso de exames preventivos que poderiam ser evitados e até mesmo a falta de controle das doses absorvidas por profissionais e pacientes de todo o país.