#01 HOMENAGEM RX

"De modelo a toda terra sirvam vossas façanhas"

Jônathas Oliveira/Assim CONTER
30/09/2015
#01 HOMENAGEM RX

Os primeiros operadores de raios X foram indispensáveis à profissionalização das técnicas radiológicas no Brasil e merecem o nosso reconhecimento. No 5º Congresso Nacional e 2º Intercâmbio Internacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, que será realizado em Brasília/DF, nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro de 2015, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) vai render homenagem a esses pioneiros. Conheça hoje a história do senhor Virtus Carlos Salcedo Roxo, personagem que fez a diferença em nossa trajetória e que será condecorado com a Medalha CONTER Wilhelm Conrad Röntgen.

Virtus Carlos Salcedo Roxo

Descrever sua trajetória radiológica significa parafrasear o ilustre refrão do Hino Nacional do Rio Grande do Sul: De modelo a toda Terra sirvam nossas façanhas. Natural do município de São Francisco de Paula (RS), o gaúcho tornou-se técnico em Radiologia no dia 1º de junho de 1976 e, de lá para cá, foi exemplo por onde passou. Atuou como técnico no Hospital Lazzarotto e no Hospital Cristo Redentor, além de ser Supervisor de Aplicação das Técnicas Radiológicas (SATR) do Hospital de Pronto Socorro, todos eles no coração do estado gaúcho: Porto Alegre.

Com 63 anos e com um currículo de destaque, Virtus continuou a se especializar e tornou-se Tecnólogo em Radiologia em 2005, pelo Instituto Pró-Universidade Canoense (IPUC). Enquanto se especializava, já atuava como conselheiro efetivo do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 6ª Região (CRTR 6ª Região) desde 2003, onde deu sua parcela de contribuição até 2011.

Atualmente aposentado, Virtus colhe os frutos que foram bem plantados ao longo de uma caminhada árdua e gratificante. Sendo assim, desejamos que as façanhas radiológicas e humanas desse pioneiro sirvam de exemplo não só para toda a terra, mas para toda a classe.